page view

Doenças respiratórias matam 47 por dia

Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.

04 de abril de 2016 às 13:27

Por dia morrem 47 portugueses vítimas de doenças respiratórias, o que equivale a mais de 17 mil mortes por ano. As pneumonias e o cancro do pulmão são as principais causas de internamento hospitalar, segundo dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR), apresentado esta segunda-feira, em Lisboa.

De acordo com o relatório, o cancro do pulmão representou um aumento de 20,4 por cento no número de óbitos por tumores pulmonares nos últimos dez anos.

"O tabagismo é a principal causa das doenças respiratórias, pelo que defendemos um maior controlo da lei do tabaco e a inclusão de matérias relativas à prevenção nos currículos escolares", afirmou o pneumologista Jaime Pina, vogal do ONDR e da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPF).

O pneumologista Teles de Araújo, presidente do ONDR e da FPF, afirmou que "existem assimetrias regionais" no acesso aos cuidados de saúde, sendo as regiões do interior, Alentejo, Algarve e ilhas as mais carenciadas de especialistas.

Segundo Teles de Araújo, há um rácio médio de um pneumologista para 25 mil habitantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8