page view

Dona da Zara fecha 79 lojas em Espanha. Cortes também chegam a Portugal

Encerramento afeta mais de 800 funcionários e está a ser contestado pelas centrais sindicais

27 de janeiro de 2021 às 15:14

A gigante da indústria têxtil mundial Indetex prepara-se para encerrar 79 lojas em Espanha até abril e esse número pode chegar às duas centenas até 2023 só no país vizinho.

A medida mais imediata do grupo da Corunha, detentor de marcas como a Zara, Zara Home, Massimo Dutti, Stradivarius, Bershka, Pull & Bear, Oysho ou Uterqüe, entre outras, afetará mais de 800 trabalhadores. As duas centrais sindicais espanholas já se manifestaram contra a ação e denunciam que o fecho levará a que os funcionários trabalhem mais horas por menos dinheiro.

A Inditex sofreu no ano passado uma significativa quebra na sua faturação devido à pandemia de Covid-19, mas os encerramentos não afetarão apenas lojas consideradas deficitárias.

A medida da empresa de dimensão planetária insere-se numa estratégia de aposta na venda online. Tal estratégia afetará a operação global da Inditex, incluindo Portugal onde a empresa também encerrará lojas. Segundo a revista Meios & Publicidade, o encerramento visará nomeadamente lojas emblemáticas de Lisboa e de outras em centros comerciais.

No Brasil, por exemplo, a Zara vai fechar seis lojas localizadas em shoppings, nomeadamente em alguns detidos pela subsidiária sul americana da portuguesa Sonae Sierra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8