page view

É possível curar a incontinência

A terceira idade não tem de ser vivida com constrangimentos.

11 de abril de 2015 às 09:27

Surge com maior frequência na terceira idade, mas não deve ser encarada como uma condição obrigatória do envelhecimento. A incontinência urinária afeta mais de 600 mil portugueses e pode atingir uma taxa de cura de até 90 por cento. Mesmo assim, o pudor ainda leva muitos doentes a não procurarem tratamento.

Esta doença do aparelho urinário divide-se em dois grandes grupos: a incontinência urinária de esforço e a incontinência urinária de urgência. Apesar de ser uma patologia mais associada às mulheres, entre os 45 e os 65 anos, "existem tratamentos disponíveis para ambos os tipos de incontinência urinária, tanto no sexo feminino, como no masculino", explica ao Correio da Manhã Tomé Lopes, diretor do Serviço de Urologia do Hospital de Santa Maria (Lisboa).

O especialista sublinha que esta condição "deve sempre merecer uma avaliação por um especialista independentemente da idade em que surge", de forma a maximizar os benefícios dos cuidados de saúde. "O desconhecimento de que existem tratamentos simples e muito eficazes faz com que os doentes não exponham o seu problema ao médico", alerta Tomé Lopes.

Para a incontinência urinária de urgência, o procedimento mais comum passa pela prescrição de medicamentos. Caso os fármacos se revelem ineficazes, a resposta pode estar numa abordagem cirúrgica. A colocação de um esfíncter urinário artificial é uma das hipóteses para resolver situações mais complexas. Outras opções menos invasivas, como a injeção intrauretral de agentes que aumentam a resistência da uretra ou a colocação de fitas de suporte e compressão uretral, também promovem a recuperação.

O caminho para a cura ou atenuação dos sintomas, com forte impacto na vida íntima do doente, passa também pela recusa do embaraço e do pudor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8