page view

Efeitos do apagão: serviços demoraram a voltar ao normal

Governo garantiu reposição da normalidade, mas os efeitos do apagão continuaram a sentir-se. Hospitais e tribunais enfrentaram constrangimentos e Portal das Finanças manteve-se em baixo.

30 de abril de 2025 às 01:30

O Governo, pela voz do ministro da Presidência, Leitão Amaro, começou esta terça-feira  a sinalizar a reposição de “praticamente todos os serviços, incluindo o fornecimento de energia” aos 6,4 milhões de clientes nacionais, garantindo ainda que o abastecimento de água estava a funcionar em praticamente todo o País. Mas os efeitos do corte generalizado do abastecimento elétrico continuaram a sentir-se de diversos modos.

Até ao final da manhã, a rede SIRESP continuava a funcionar com dificuldades nos comandos da PSP de Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra, no INEM e em algumas corporações de bombeiros da região Norte. Os hospitais privados registaram falhas nos sistemas informáticos, nomeadamente na ligação com outras instituições. De igual modo, os tribunais e as conservatórias retomaram a atividade normal mas com constrangimentos na rede. Simultaneamente, o Portal das Finanças manteve-se em baixo todo o dia, impedindo a entrega das declarações de IRS, estando a decorrer trabalhos para repor o sistema.

O serviço de Internet e a rede de telecomunicações da Câmara de Elvas estiveram em baixo e só foram restabelecidos a meio da tarde. No Seixal, o abastecimento de água foi totalmente restabelecido ao início da manhã, mas em Setúbal, Mirandela e algumas zonas de Oliveira de Azeméis, continuavam a registar-se alguns constrangimentos a meio da tarde. Na Sertã, as escolas só reabrem esta quarta-feira, o mesmo sucedendo com três estabelecimentos de ensino na localidade de Bucelas, Loures.

Governo recebe pedidos de apoio

Pequenas e médias empresas, assim como a PRO.VAR - Associação Nacional de Restaurantes, exigem apoios ao Governo após o apagão. Defendem que foram registadas perdas significativas.             

Caos instalado no aeroporto

O Aeroporto de Lisboa continuava a enfrentar fortes constrangimentos, com dezenas de voos cancelados ou atrasados, longas filas nos balcões das companhias e problemas na entrega de bagagens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8