page view

Elevador da Boca do Vento em Almada voltou hoje a funcionar

Câmara Municipal de Almada avança que elevador esteve encerrado para obras de requalificação.

16 de fevereiro de 2026 às 21:45

O elevador panorâmico da Boca do Vento, que faz a ligação entre o centro histórico de Almada e o Jardim do Rio, encerrado desde 02 de fevereiro, voltou esta segunda-feira a funcionar, anunciou a autarquia.

O elevador, que segundo a Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, esteve encerrado para obras de requalificação, é utilizado por visitantes, turistas e clientes de restaurantes situados na zona ribeirinha, bem como pelos cerca de 28 moradores do bairro de Olho de Boi.

Os moradores do bairro estão desde há alguns dias praticamente isolados, depois de um deslizamento de terras na arriba ter bloqueado a única estrada de acesso às casas.

A única opção para aceder ao bairro era, por isso, uma escadaria com cerca de 210 degraus, já que o caminho pedonal do ginjal, requalificado recentemente, também sofreu estragos com o mau tempo.

O Bairro do Olho de Boi é uma zona situada na frente ribeirinha de Almada, entre a Fonte da Pipa/Jardim da Boca do Vento e a Quinta da Arealva, e está historicamente associado à Companhia Portuguesa de Pescas (CPP).

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.

A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou no domingo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8