page view

Escolas atrasam aumentos dos docentes

Professores reclamam que as escolas não estão a contabilizar o tempo real de serviço.

14 de fevereiro de 2018 às 08:21

As escolas portuguesas estão a receber "inúmeras reclamações dos professores", devido à atualização do recenseamento das carreiras, pedida pelo Ministério da Educação para efeitos da atualização dos salários.

Os docentes reclamam que o tempo de serviço contabilizado pelas escolas "não corresponde ao real". As reclamações acabam por atrasar o envio da documentação à tutela, para avaliação do escalão e para que esta possa aprovar que as escolas procedam à respetiva atualização dos ordenados.

Ainda assim, só a vontade das escolas não chega. De acordo com o diretor de um agrupamento de escolas e autor do blogue ‘Arlindovsky’, "ainda não há software para aplicar os vencimentos aplicados". O aumento está contemplado no Orçamento do Estado para este ano e foi implementado a 1 de janeiro.

As discrepâncias nos tempos de serviço foram confirmadas ao CM por João Dias da Silva, presidente da Federação Nacional de Educação, e por Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes Escolares. O reposicionamento salarial vai ser feito em parcelas de 25% a cada semestre.

Só ao fim de dois anos é que os docentes terão o aumento correspondente ao escalão.

BE e PCP querem que Educação Física conte

Os dois partidos apresentaram projetos de resolução para reverter a situação.

Andaep vai questionar escolas sobre problemas

PORMENORES 

Aumento entre 20 e 50 €

O aumento salarial dos docentes vai refletir-se num ganho mensal entre 20 e 50 euros, o que representa um encargo de 90 milhões para o Governo.

Diretor contra rankings

O diretor da Escola Portuguesa de Díli, Timor-Leste, Acácio Brito, considerou ontem que os rankings das escolas deturpam a realidade do centro escolar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8