page view

Escolas esperam computadores para provas-ensaio

300 mil alunos realizam novas provas-ensaio em formato digital já a partir de 10 de fevereiro.

12 de janeiro de 2025 às 01:30

As provas-ensaio em formato digital introduzidas por este Governo realizam-se entre 10 e 28 de fevereiro, potencialmente por cerca de 300 mil alunos do 4.º, 6.º e 9.º ano, embora caiba às escolas decidir se as realizam ou não. O objetivo anunciado pelo Executivo foi de conseguir uma “familiarização atempada com o formato digital”, com vista às também novas provas de monitorização da aprendizagem que substituem as de aferição e se realizam em maio, e para as de final de ciclo do 9.º ano.

Os diretores avisam contudo que ainda estão à espera de computadores. “As escolas devem estar preparadas. Já tivemos a experiência das provas de aferição em formato digital nos dois últimos anos e os procedimentos não serão diferentes. A única situação são os equipamentos informáticos, porque alguns concursos ainda não terminaram”, afirmou ao CM Rui Cardoso, diretor do Agru- pamento de Escolas de Viso (Viseu).

“Alguns computadores não foram entregues e temos a expectativa de que até às provas o sejam”, acrescentou. Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também nota que “as escolas estão a desenvolver um processo concursal e estão a chegar mais computadores, mas só em fevereiro saberemos se temos os meios suficientes”. Em causa está o concurso para fornecimento de 45 mil computadores.

Quanto à ligação à Internet, Rui Cardoso afirma que os diretores “aguardam instruções”: “Temos os routers que os professores entregaram no 1.º período e que podem colmatar falhas.” Já Filinto Lima diz que “a ligação à Internet ainda vai ser testada”, mas admite que as provas sejam feitas offline. O diretor admite que as provas implicam uma “logística grande” e que “vão dar muito trabalho”, mas fala em “medida positiva para perceber se está tudo a postos” e não ter de haver “recuo para o papel e caneta” como na prova do 9.º ano de 2024”: “Acho que a maioria das escolas vai aplicar as provas, eu aconselharia nesse sentido.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8