page view

Escolas e saúde foram os setores mais afetados pela greve

Paralisação teve uma adesão média global entre os 70% e os 80%.

29 de janeiro de 2016 às 19:49

Escolas, centros de saúde e serviços hospitalares estiveram esta sexta-feira encerrados um pouco por todo o país devido à greve na administração central, em defesa da reposição imediata do horário de trabalho semanal de 35 horas.

De acordo com os dados da Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, a greve teve uma adesão média global entre os 70% e os 80%.

Segundo a sindicalista, a paralisação teve maior adesão por parte dos enfermeiros, pessoal auxiliar dos hospitais e das escolas e assistentes técnicos e operacionais da administração central. Esta greve na administração central e estabelecimentos fabris das Forças Armadas é a primeira que o Governo socialista enfrenta desde que tomou posse.

A reposição imediata do horário semanal de 35 horas levou a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas a convocarem esta greve, apesar de a medida estar já em processo legislativo.

Embora o parlamento tenha aprovado na generalidade, no dia 15, os projetos de lei do PCP, "Os Verdes", Bloco de Esquerda e PS para a reposição das 35 horas de trabalho na função pública, estes sindicatos não ficaram convencidos, porque temem que a medida só entre em vigor no último trimestre do ano.

A principal diferença entre os quatro projetos de lei, que estão em discussão na comissão da especialidade, está no prazo de entrada em vigor da lei, pois enquanto o partido do Governo remete a aplicação da medida para 1 de julho, os outros três partidos querem a sua aplicação o mais rápido possível, correspondendo à reivindicação dos sindicatos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8