page view

Farmacêutica AstraZeneca e Oxford começam testes avançados de vacina para a Covid-19

Empresa afirmou que está agora a assegurada a capacidade de produção para mil milhões de doses e espera conseguir novos acordos para expandir a capacidade.

22 de maio de 2020 às 11:06

A farmacêutica AstraZeneca e a universidade de Oxford, que formam uma parceria para o desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, vão agora começar os testes avançados em humanos.

A contratação dos 10.000 indivíduos que vão permitir testar a vacina nos seus corpos já começou, no âmbito da fase II do projeto, de acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira.

O desenvolvimento desta vacina acelerou com a ajuda do Governo norte-americano, que revelou, esta quinta-feira, que financiou este projeto com 1,2 mil milhões de dólares. Esta quantia foi dispensada no âmbito da operação Warp Speed, que tem investido em vacinas com o objetivo de assegurar a respetiva e atempada distribuição nos Estados Unidos, em caso de sucesso dos laboratórios que usufruírem do apoio.

No caso da ajuda financeira concedida à AstraZeneca, Washington pretende assegurar mil milhões de doses, 300 milhões dos quais já em outubro. A empresa espera conseguir disponibilizar a vacina em setembro.

Num comunicado, a AstraZeneca afirmou que está agora a assegurada a capacidade de produção para mil milhões de doses e espera conseguir novos acordos para expandir a capacidade ao longo dos próximos meses, no sentido de "garantir a distribuição global da vacina".

As empresas farmacêuticas, incluindo também a Moderna e a Sanofi, estão na corrida ao desenvolvimento e produção da vacina contra o novo coronavírus, cujos peritos dizem ser crucial para permitir aos países abrandar o confinamento e as restrições à vida pública.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8