page view

Farmácias vão vender remédios para o cancro

Governo quer também dentistas nos centros de saúde.

17 de dezembro de 2015 às 18:05

Entre as reformas relevantes do programa do Governo para os próximos três anos, consta um projeto-piloto, em 2016, que permitirá às farmácias ceder medicamentos para o cancro, hepatite C e VIH, habitualmente dispensados pelos hospitais.O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, na apresentação dos coordenadores nacionais para a reforma do Serviço Nacional de Saúde – Henrique Botelho (Cuidados de Saúde Primários), António Ferreira (Cuidados de Saúde Hospitalares) e Manuel José Lopes (Cuidados Continuados Integrados).

As reformas apontam ainda para a criação de equipas fixas de urgência nos hospitais, bem como a criação de um sistema que permitirá ao utente escolher o local onde tem consultas mais rápidas. Está também prevista a integração de dentistas nos centros de saúde. Em Bragança já acontece, e com sucesso, e agora o Governo está em conversações com a Ordem dos Médicos Dentistas para identificar outros locais.

Mas há mais mudanças pensadas para os próximos três anos, como o alargamento dos cuidados de saúde primários e continuados, com a extensão à saúde mental e à Pediatria.

A contratação de mais enfermeiros pelo Estado é também uma possibilidade, garantiu ao CM o secretário de Estado adjunto Fernando Araújo. "Vamos avaliar necessidades". Isto porque é também prioridade destas reformas "reforçar o papel do enfermeiro e integrá-lo nas equipas de saúde familiar", o que "pode levar à contratualização" de mais profissionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8