page view

Governo aperta medidas: Conselho de Ministros fecha discotecas e antecipa semana de contenção

Antecipação da semana de contenção, inicialmente prevista para 2 a 9 de janeiro, em cima da mesa. Lotação de espaços comerciais em discussão.

21 de dezembro de 2021 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Governo aperta medidas: Conselho de Ministros fecha discotecas e antecipa confinamento

O Governo convocou para esta terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para a adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia de Covid-19. É dado como certo o fecho das discotecas na Passagem de Ano, o mesmo devendo suceder em relação aos bares. Outro dos assuntos centrais é a antecipação da semana de contenção, inicialmente prevista para 2 a 9 de janeiro. Ou seja, deverá começar na próxima segunda-feira, dia 27. Em cima da mesa vai estar, também, a fixação de lotação nos espaços comerciais, bem como o teletrabalho obrigatório, que poderá começar mais cedo. Volta a discutir-se a obrigatoriedade de uso de máscara na rua.

“Esta antecipação resulta do facto de propostas recebidas pelo grupo de epidemiologistas que têm apoiado o Executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação”, declarou a mesma fonte do Executivo.

A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional. De acordo com o boletim sobre a pandemia em Portugal divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em termos nacionais, a taxa de incidência passou, desde sexta-feira, de 525,5 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias para os atuais 558,5.

Considerando apenas Portugal continental, este indicador registou também um crescimento de 531,2 casos por 100 mil habitantes para 562,3. O Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – não registou alterações entre sexta-feira e esta segunda-feira (1,07) a nível nacional, enquanto no continente passou de 1,07 para 1,06. De acordo com o boletim da DGS que dá conta de 2752 casos diários, ontem foi a pior segunda-feira desde 1 de fevereiro, dia em que se reportaram 5805 contágios em 24 horas. O número de casos ativos, que se encontra nos 73 700, também é o mais alto desde 26 de fevereiro, em que se registavam 72 037.

Vacinados que moram com infetados são de alto risco

Na anterior versão, só era considerado contacto de alto risco a pessoa vacinada com duas doses que vivesse com a pessoa infetada “em contexto de elevada proximidade (no mesmo quarto)”. Na nova redação, basta residir na mesma casa. São também contactos de alto risco pessoas cujo contacto com caso confirmado tenha ocorrido no contexto de um surto em lares ou outras respostas para idosos, em instituições de acolhimento de crianças em risco, prisões e centros para migrantes e refugiados. O isolamento dos doentes sintomáticos com doença ligeira ou moderada termina 10 dias após início dos sintomas, desde que não estejam a utilizar antipiréticos e apresentem uma “melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos”.

reforço da vacina e limitar lotação

A diretora-geral da Saúde foi ouvida pelo Governo. Graça Freitas sublinha a importância do reforço da vacina e entende que deve haver limitação de espaços fechados e arejá-los de forma intensiva.

Graça freitas admite alargar contenção

Graça Freitas considera que “uma semana de contenção” pode não ser suficiente com a a atual situação que se vive em Portugal, devido à incerteza em torno da variante Ómicron.

A Câmara Municipal de Lisboa, liderada por Carlos Moedas, anunciou o cancelamento dos espetáculos de fogo de artifício da Passagem de Ano, depois de ter anunciado o cancelamento de festejos na rua, por causa da evolução da pandemia.

Também a Câmara do Porto cancelou os festejos de rua e o fogo de artifício agendados para a Passagem de Ano na cidade Invicta. “As circunstâncias são o que são e temos de nos ajustar”, justificou o presidente da autarca, Rui Moreira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8