page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Governo aprova despesa de 136 milhões de euros para meios aéreos combaterem incêndios rurais

Trata dos meios previstos no lote um do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) e "alguns meios aéreos do segundo lote que eram mais urgentes".

22 de novembro de 2024 às 16:26

O Governo aprovou esta sexta-feira uma despesa de 136 milhões de euros para a contratação de meios aéreos para o combate aos incêndios rurais nos próximos três anos, anunciou o ministro da Presidência.

No final da reunião desta sexta-feira do Conselho de Ministros, que decorreu na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, António Leitão Amaro indicou que o Governo aprovou despesa de 136 milhões de euros para permitir lançar um concurso para o dispositivo aéreo do combate a incêndios rurais.

O ministro da Presidência indicou que se trata dos meios previstos no lote um do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) e "alguns meios aéreos do segundo lote que eram mais urgentes".

"Dentro em breve será aprovado o restante, mas assim podemos acelerar a contratação dos meios para vários anos, um período de três anos, com vários meios de diferentes características, num total de 136 milhões de euros", afirmou.

Leitão Amaro indicou que o concurso "está preparado para arrancar" e deve ser lançado "muito brevemente" e que os meios aéreos "devem iniciar funções imediatamente logo que o concurso esteja terminado".

"O lote dois tem um valor que está em definição e apuramento, por causa disso não aprovámos hoje. Há ali uns aspetos de aprovação em que nós queremos proteger simultaneamente a segurança dos portugueses e o combate eficaz aos incêndios, e naturalmente proteger o bolso dos contribuintes", explicou.

O ministro da Presidência acrescentou que o trabalho está "muito adiantado" e que será "uma matéria de semanas".

"Muito em breve virei aqui anunciar a aprovação da despesa para o lote dois para que no próximo ano, sobretudo no verão, tenhamos os meios que o país precisa", afirmou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8