page view

Governo levanta parte das restrições à captação de água no Algarve

Restrições de 5% ao consumo de água na região vão-se manter. Albufeiras algarvias estão a 83% da sua capacidade.

05 de julho de 2025 às 01:30

O Governo anunciou na sexta-feira, em Faro, que vai levantar de forma parcial as restrições à captação de água subterrânea no Algarve após a recuperação verificada com as chuvas de inverno. De acordo com Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, houve uma "recuperação significativa" em sete bacias de água subterrânea - o aquífero de Querença/Silves ficou de fora - e por isso foi levantada a proibição de captação de água em 60 mil hectares nestas zonas. 

Foi ainda decidido manter as restrições de 5% ao consumo de água na região, apesar da "situação continuar animadora" graças "ao excecional ano hidrológico de 2025", referiu a governante após a assinatura do protocolo 'Água que Une – Estudos para a avaliação do potencial hídrico nas bacias hidrográficas do Algarve'. Ainda assim a situação de seca no Algarve "será revista na próxima reunião da comissão, tendo em conta as previsões de um verão muito quente" acrescentou.

Neste momento, as Albufeiras do Algarve estão a 83% da sua capacidade - 372 hectómetros cúbicos de água no total - e em comparação com o período homólogo do ano passado há disponíveis mais 196 hectómetros cúbicos. 

As obras da dessalinizadora, que irá ser construída em Albufeira com um investimento estimado em 108 milhões, estão previstas arrancar em setembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8