Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Heróis CM: Bombeiros salvam crianças na Serra do Caramulo

Renato e Paulo simbolizam o esforço, empenho e dedicação dos bombeiros.
22 de Maio de 2014 às 17:57
Conheça os nomeados para os 'Heróis CM 2014'. Os vencedores são anunciados no dia 31 de maio. Nos 'Heróis com Farda', dois bombeiros do Caramulo deram provas de resistência única ao salvarem duas crianças.

O ato heroico dos bombeiros Renato Nunes e Paulo Loureiro, da corporação de Tondela, ocorreu no verão de 2013, em Fornelo do Monte, na serra do Caramulo. Depois de terem ficado cercados pelas chamas e escapado à sua fúria, os dois bombeiros da corporação de Tondela, de 28 e 29 anos, ainda tiveram força para retirar duas crianças de uma habitação cercada pelas chamas.

"Quando chegámos à aldeia, as pessoas estavam em pânico e havia gritos de socorro por toda a parte. Foi nessa altura que nos disseram que numa casa estavam duas crianças e uma idosa em perigo. Corremos para lá e encontramos as crianças em pânico. O menino agarrou-se a mim e nunca mais me largou", recorda ao CM Paulo Loureiro, bombeiro há nove anos.

É verdade que os bombeiros existem para socorrer, para salvar, mas há acontecimentos que marcam mais do que outros. Este, ocorrido na tarde de 21 de agosto de 2013, vai ficar marcado para sempre na memória destes dois soldados da paz. "Marca, porque aconteceu num cenário muito difícil. Nós já estávamos exaustos, mas ainda fomos lá ao ‘fundinho do poço’ buscar forças para colocar estas duas crianças num local seguro", refere Renato Nunes, que durante mais de uma década como bombeiro já viveu "situações muito complicadas". Na serra do Caramulo "aconteceram várias", remata.

Heróis CM Renato Paulo bombeiros serra do caramulo incêndios soldados da paz
Ver comentários