page view

Ilha de São Jorge regista dois sismos sentidos

Sismo sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada em Manadas, no concelho de Velas.

25 de junho de 2022 às 17:27

A ilha de São Jorge, nos Açores, registou este sábado dois sismos, um com magnitude 2,0 na escala de Richter e outro com magnitude 1,5 na escala de Richter, ambos sentidos pela população, informou o CIVISA.

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), um dos abalos foi registado este sábado às 00h18 locais (01h18 em Lisboa) e teve magnitude 2,0 na escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a Sul de Beira, ilha de São Jorge.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada em Manadas, no concelho de Velas.

O outro abalo sentido foi registado este sábado pelas 07h46 locais (08h46 em Lisboa), com magnitude 1,5 na escala de Richter e epicentro a cerca de 6 quilómetros a WNW (Norte--noroeste) de Rosais, ilha de São Jorge.

Ainda de acordo com o CIVISA, aquele abalo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada em Rosais, no concelho de Velas.

A 09 de junho o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V4 (ameaça de erupção) para V3 (sistema ativo sem iminência de erupção).

A ilha estava desde 23 de março, às 15h30, com o nível de alerta vulcânico V4 de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso", na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19 de março.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", segundo é referido no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8