page view

INEM registou pedido de médica

Transferência denunciada como irregular foi pedida por clínica do Hospital de Cascais. Presidente do INEM nega favorecimento.

21 de março de 2015 às 09:32

O pedido de transferência, a 25 de janeiro, para uma doente que estava há dois dias na enfermaria do Hospital de Cascais – e que foi transferida para o Hospital de Abrantes – foi acordado com um médico do CODU e uma médica daquela unidade de saúde.

Paulo Campos, presidente do INEM, falou telefonicamente com o médico do CODU, tendo concordado com a saída do helicóptero do INEM por considerar que a doente beneficiava com o internamento em Abrantes. Campos garante não conhecer a família da doente (que acabou por falecer) e que a sua intervenção foi pedida por outra médica que pretendia uma segunda opinião clínica. Paulo Campos é especialista de cuidados intensivos e aconselhou a transferência.

O caso, anteontem tornado público pela SIC, pode resultar em diversas queixas-crime. O Hospital de Cascais garante ter aberto um inquérito e disse em comunicado que o pedido de transferência não foi feito pela unidade. Paulo Campos pode também avançar com uma queixa por difamação, já que os registos telefónicos do INEM provam que a médica falou com o CODU, com o qual acordou a transferência.

A polémica à volta da decisão de utilizar um heli está também documentada no facto de a doente, de 67 anos, não ter sido considerada como "terminal". Estava em tratamento e não tinham sido decididos cuidados de fim de vida (com ventilação não invasiva), segundo a médica que a acompanhava em Cascais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8