Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Inovação portuguesa no Salão do Chocolate em Paris

Certame recebe pelo vigésimo ano consecutivo São Tomé e Príncipe.
2 de Novembro de 2014 às 12:42
Nuno Andrade e  Nuno Jorge  apresentam 'Cacao di Vine', a marca portuguesa que casou o chocolate com o vinho
Nuno Andrade e Nuno Jorge apresentam 'Cacao di Vine', a marca portuguesa que casou o chocolate com o vinho FOTO: Getty Images

O 'chocolatier' Nuno Andrade e o 'sommelier' Nuno Jorge apresentaram no Salão de Chocolate em Paris a 'Cacao di Vine', a marca portuguesa que casou o chocolate com o vinho, a partir de castas portuguesas e estrangeiras. Os pacotes de chocolate apresentam uma embalagem de cortiça a remeter para Portugal e, claro, para o universo do vinho.

São Tomé e Príncipe voltou a marcar presença, pelo vigésimo ano consecutivo, no evento, que termina este domingo, e que contou também com a estreia de uma marca portuguesa de chocolates de vinho.

"É o vigésimo ano que estamos presentes em vinte anos de salão. São Tomé é o único país presente, sem interrupção, desde a primeira edição", sublinhou o cônsul honorário de São Tomé e Príncipe em Marselha e responsável pelo stand são-tomense, Jean-Pierre Bensaïd, à Lusa.

O balanço da participação "é muito positivo", disse, e voltou a contar com a presença de artistas são-tomenses que já estiveram no salão, como o pintor Eduardo Malé e o duo Calema, composto pelos irmãos Fradique e António Mendes Ferreira. "De ano para ano começámos a ter mais público e o pessoal começou a adorar. Começámos a fazer todos os salões, em Paris, em Lyon e em Marselha.

"Em 1913, São Tomé era o primeiro produtor mundial de cacau. Hoje é o inverso. A produção anual de cacau de São Tomé e Príncipe ronda as duas mil toneladas, mas a produção mundial são quatro milhões. Ainda assim, São Tomé continua a ser conhecido como a 'Ilha Chocolate' porque o cacau é dos mais finos do mundo", explicou à Lusa.

São Tomé e Príncipe Salão do Chocolate
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)