page view

Investimento dos CTT no triénio 2026-28 deverá atingir 50 a 55 milhões de euros por ano

Investimento prevê um aumento da capacidade em toda a Península Ibérica

04 de novembro de 2025 às 11:10

O investimento (Capex) dos CTT no triénio 2026-28 deverá atingir 50 a 55 milhões de euros por ano, onde se inclui aumentar a capacidade em toda a Península Ibérica, anunciaram esta terça-feira os Correios de Portugal.

De acordo com os CTT, para avançar com a estratégia de crescimento prevista para o triénio, a empresa irá "intensificar o seu investimento 'core' [central] durante este período", que terá como objetivo expandir as operações e a qualidade do serviço através de investimentos estratégicos em infraestruturas, soluções 'out-of-home' e IT.

"O Capex ['Capital Expenditure'] no período entre 2026-28, com o Banco CTT contabilizado pelo método de equivalência patrimonial, deverá atingir 50 a 55 milhões por ano, o que equivale a uma intensidade, em percentagem das receitas, na ordem dos 3,5-4,0%", referem os CTT.

CTT pretendem acelerar o crescimento e rentabilidade do Banco CTT até 2028

Os CTT pretendem acelerar o crescimento e a rentabilidade do Banco CTT e preveem um investimento entre 15 a 18 milhões de euros por ano para o triénio 2026-28.

Para o triénio, no que respeita ao Banco CTT, a estratégia é "acelerar o crescimento e a rentabilidade", sendo que, para "alcançar estas aspirações", o banco "irá reforçar um modelo de negócio distinto, completar a oferta e impulsionar o digital para combinar com uma presença física não replicável", adiantam os Correios, em comunicado.

A aposta em "catalisar o próximo ciclo de crescimento" do Banco CTT assenta em três eixos: aumentar a base de clientes e o nível de envolvimento, destacar-se em poupanças e lutar por uma quota justa no crédito.

"Estes eixos de crescimento serão desenvolvidos através do investimento em dois facilitadores de negócios: modelo de distribuição híbrido e transformação digital", prosseguem os CTT, adiantando que se prevê que o investimento do Banco CTT "se situe entre 15 e 18 milhões de euros/ano para o período de 2026-28".

Desta forma, o Banco CTT tem como principais objetivos para 2028 aumentar "o número de contas, incluindo os clientes da 321C, de >800 mil para superior a um milhão" e "os volumes de negócio de 7,0 mil milhões de euros para 12-14 mil milhões de euros".

Outros objetivos são crescer "significativamente o lucro antes de impostos de 26 milhões de euros em 2024 para 40-50 milhões de euros em 2028" e "manter um plano de investimento autofinanciado com 100% dos ganhos reinvestidos, traduzindo-se assim num ROTE [' Return on Tangible Equity', uma métrica de rentabilidade] de aproximadamente 12-13%".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8