page view

Lar em Aveiro regista 15 mortes por coronavírus

77 idosos e 22 funcionários infetados com coronavírus.

07 de abril de 2020 às 08:19

Quinze utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia em Oliveirinha, Aveiro, morreram nas últimas semanas devido à infeção causada pelo novo coronavírus. A instituição, que alberga na maioria utentes com idade bastante avançada e várias patologias associadas, regista ainda 77 idosos e 22 funcionários que deram positivo para Covid-19. Há 28 idosos cujos testes deram negativo e oito funcionários que também não foram infetados.

Este é o lar que mais preocupação tem dado no distrito de Aveiro às autoridades de saúde, devido à idade dos utentes - o mais velho tem 101 anos. Os testes de despistagem foram realizados nas últimas duas semanas.

O CM sabe que muitos desses idosos estão em quarentena na própria instituição, num ala própria onde estão devidamente isolados e a receber o tratamento adequado. Têm apoio médico diário, mas a situação está longe de estar controlada. Além do lar, o Complexo Social de Oliveirinha presta apoio domiciliário, tem uma cantina social, uma casa abrigo e um centro de dia, que está atualmente encerrado devido à pandemia do Covid-19.

Marcelo explica uso de máscara

Usar proteção 50 dias seguidos

PORMENORES

Morte em Santo Tirso

Uma idosa da Casa de Repouso de Real, em Santo Tirso, morreu ontem vítima de infeção pelo novo coronavírus após uma cirurgia, revelou a porta-voz da Santa Casa de Misericórdia, proprietária daquela resposta social. A idosa estava internada no Hospital São João, no Porto.

30 infetados em Viana

A direção do centro social e paroquial de Darque, em Viana do Castelo, confirmou a infeção por Covid-19 de 30 dos 41 utentes do lar da instituição e de três funcionários. O presidente da direção, Xavier Moreira, adiantou que os "idosos, com idades entre os 70 e os 90 anos, estão todos estáveis".

Dois óbitos em Gaia

O concelho de Vila Nova de Gaia regista situações de infeção em quatro lares de idosos, num total de 17 infetados e duas mortes devido à Covid-19, indicou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues. A autarquia vai realizar testes aos 1700 idosos e 675 técnicos dos 59 lares existentes no concelho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8