page view

Leão XIV decide que o Papa volta a ter férias

Francisco decidiu interromper tradição de quatro séculos e passar o verão na Casa de Santa Marta, onde residia.

19 de junho de 2025 às 16:41

O Papa Leão XIV decidiu reinstituir as férias papais no palácio pontifício de Castel Gandolfo, a 30 quilómetros de Roma, onde recolherá, por duas semanas, no próximo dia 6 de julho.

Depois de o Papa Francisco ter interrompido essa tradição com quase quatro séculos, preferindo manter-se, durante o verão, na Casa de Santa Marta, Leão XIV retoma-a, dividindo as férias em dois períodos.

O primeiro, de 6 a 20 de julho e o segundo, de 15 a 17 de agosto.

O Vaticano anunciou em comunicado que o pontífice vai deslocar-se para as ‘Villas Pontifícias’ de Castel Gandolfo na tarde de 6 de julho, domingo. No dia 13 desse mês, pelas 10h00 locais (menos uma em Lisboa), preside à Missa na paróquia de São Tomás de Villanova, seguindo-se a recitação do ângelus, pelo meio-dia, na Praça em frente ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

No domingo, 20 de julho, às 09h30, o Papa preside à Missa na Catedral de Albano, regressando a Castel Gandolfo para a recitação do ângelus, na mesma praça, antes de voltar ao Vaticano, ao final da tarde.

No mês de julho, todas as audiências privadas e as audiências gerais de quarta-feira (dias 2, 9, 16 e 23) vão ser suspensas; a audiência pública semanal volta a acontecer a partir de 30 de julho.

O Vaticano diz também que Leão XIV vai voltar a Castel Gandolfo a 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, para celebrar a missa na paróquia local, pelas 10h00 (09h00 em Lisboa) e rezar o ângelus na Praça da Liberdade, diante do Palácio Apostólico. A 17 de agosto, domingo, o Papa recita o ângelus na mesma praça, ao meio-dia de Roma, e volta, ao fim da tarde, ao Vaticano.

Refira-se, por curiosidade que a residência pontifícia de verão é maior do que o próprio Estado da Cidade do Vaticano. Castel Gandolfo tem 55 hectares, contra os 44 hectares do Vaticano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8