page view

Lisboa vai celebrar Carnaval com desfiles organizados pela comunidade brasileira

Câmara de Lisboa revela que são 17 blocos de Carnaval, com percursos em cerca de oito freguesias da cidade de Lisboa, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

21 de janeiro de 2026 às 18:11

A cidade de Lisboa vai festejar o Carnaval com desfiles organizados pela comunidade brasileira, entre 13 e 17 de fevereiro, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a embaixada do Brasil em Portugal.

"São 17 blocos de Carnaval, com percursos em cerca de oito freguesias da cidade de Lisboa, entre os dias 13 e 17 de fevereiro", revelou a Câmara de Lisboa, em resposta à agência Lusa, referindo que as iniciativas previstas estão a cargo da União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa.

De acordo com a autarquia, as iniciativas de celebração do Carnaval, que este ano se assinala no dia 17 de fevereiro, resultam de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a embaixada do Brasil em Portugal, assinado em 2025 e em vigor até 2027, para apoio institucional aos desfiles carnavalescos organizados pela comunidade brasileira.

O protocolo, segundo a União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa, reconhece o Carnaval como "manifestação cultural de interesse não só da comunidade imigrante brasileira, mas também da cidade de Lisboa".

O apoio da CML às iniciativas é "sobretudo através da emissão das licenças necessárias para a ocupação de espaço público, desde que enviada toda a documentação necessária", indicou a autarquia.

Além disso, o município garante, dentro das suas responsabilidades, o reforço da limpeza, a disponibilização e recolha de contentores de resíduos urbanos e de reciclagem, bem como a articulação com as juntas de freguesia relativamente às ações na área da higiene urbana.

A CML indicou que estão programados outros eventos no âmbito do Carnaval, "um pouco por toda a cidade e organizados por várias entidades", também entre 13 e 17 de fevereiro.

Lisboa não acolhe cortejos de outras zonas do país durante o Carnaval, mas tradicionalmente recebe a Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras antes do fim de semana de Carnaval, uma iniciativa que pretende "promover o Carnaval de Torres Vedras junto da população e turistas", acrescentou a CML.

Mais de 484 mil cidadãos brasileiros vivem em Portugal, representando a maior comunidade imigrante no país, segundos dados do Relatório de Migrações e Asilo de 2024, publicado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Em 2023, contabilizavam-se 368 mil cidadãos de nacionalidade brasileira em Portugal e o município de Lisboa era o que tinha o valor mais elevado, com 33.407 brasileiros, de acordo com a base de dados Pordata sobre a população estrangeira com estatuto legal de residente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8