Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Luxemburgo: Um em cada cinco portugueses em risco de pobreza

Um quinto dos trabalhadores portugueses a ganhar menos que o limiar de pobreza.
24 de Outubro de 2015 às 09:21
Os portugueses são os mais expostos ao risco de cair na miséria
Os portugueses são os mais expostos ao risco de cair na miséria FOTO: Reuters

Os trabalhadores portugueses no Luxemburgo são os mais expostos ao risco de cair na miséria, com um quinto a ganhar menos que o limiar de pobreza, segundo o último relatório "Coesão Social e Emprego", do instituto de Estatísticas.

De acordo com o instituto de estatísticas do Luxemburgo (Statec), no ano passado 20,7% dos trabalhadores portugueses viviam com menos de 1.716 euros por mês, considerado o limiar da pobreza, num país onde as rendas podem ultrapassar os mil euros.

A taxa de risco de pobreza dos portugueses, calculada com base em dados de 2014, diminuiu ligeiramente em relação ao ano anterior, quando era de 22,1%, mas continua a ser superior ao risco da população em geral (16,4%).

Esta ligeira diminuição "não tem relevância a nível estatístico, continuando a representar um valor elevado", explicou à Lusa um dos responsáveis do relatório, Paul Zahlen, recordando que desde 2012 a taxa de risco de pobreza dos portugueses tem sido superior a 20%.

Para o responsável do estudo, o risco de cair em situação de pobreza depende "em grande parte" do custo da habitação no Luxemburgo, um dos mais elevados da Europa.

Luxemburgo economia negócios e finanças questões sociais portugueses risco pobreza
Ver comentários