page view

Madeira distinguida pelo 11.º ano consecutivo como Melhor Destino Insular do Mundo

Região foi também eleita Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025.

07 de dezembro de 2025 às 12:12

A Madeira recebeu o galardão de Melhor Destino Insular do Mundo pelo 11.º ano consecutivo nos World Travel Awards, cuja gala mundial decorreu sábado no Bahrein, onde a região foi também eleita Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025.

O secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, considera que a atribuição do prémio de Melhor Destino Insular é "o reflexo do trabalho consistente desenvolvido ao longo dos últimos anos, em parceria com o setor e com todos aqueles que promovem e acreditam na região".

Em comunicado, o governante sublinha que a Região Autónoma da Madeira já recebeu 25 prémios desde 2013 nas galas europeias e mundiais dos chamados "Óscares do Turismo", consolidando a sua "reputação global".

Eduardo Jesus reforça que a distinção atribuída este ano "é o resultado do empenho de todo o setor" e um incentivo para continuar a apostar "na qualificação, na inovação e na sustentabilidade", que aponta como "pilares centrais da estratégia turística da Madeira".

Na corrida com a Madeira para este prémio estavam outros 14 destinos: Bali (Indonésia), Barbados, Ilhas Cook, Fiji (Oceano Pacífico), Havai (EUA), Ilhas Turcas e Caicos (Caraíbas), Jamaica (Caraíbas), Ilha Mulheres (México), Maurícias (Oceano Índico), Santa Lúcia (Caraíbas), Seychelles (Oceano Índico), Tahiti, Filipinas e Zanzibar (Tanzânia).

Os World Travel Awards foram criados em 1993 para reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade.

Também no Bahrein, no sábado, decorreu a entrega dos World Cruise Awards, sendo que a região foi galardoada pela quarta vez consecutiva como Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025.

"Este reconhecimento não se dirige apenas ao setor dos cruzeiros, que, de facto, muito merece. É também uma justa homenagem a todos os madeirenses", refere o secretário regional da Economia.

Em comunicado, José Manuel Rodrigues, responsável pela tutela da APRAM Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, sublinha que a "simpatia, competência e arte de bem receber" dos madeirenses tornam o arquipélago um "destino turístico de excelência".

De acordo com dados oficiais, em 2024, a Madeira viveu o melhor ano de sempre no setor dos cruzeiros, com 316 escalas de navios de cruzeiro, que movimentaram 728.604 passageiros e 271.974 tripulantes, com impacto de 61,4 milhões de euros na economia regional.

Já este ano, até ao final de outubro, os portos do Funchal e do Porto Santo receberam 478.374 passageiros e 177.854 tripulantes, num total de 213 escalas.

Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021 e no ano passado a Gala Anual realizou-se no Funchal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8