page view

Maioria dos juízes com 'muito bom' e só um 'medíocre' na avaliação do Conselho Superior da Magistratura

Relatório revela que em 2020 houve mais processos disciplinares.

11 de maio de 2021 às 08:42

Mais de metade dos juízes avaliados em 2020 teve nota máxima, mas os processos disciplinares instaurados no ano passado registaram uma ligeira subida em relação a 2019, revela o relatório do Conselho Superior da Magistratura (CSM). O relatório, entregue esta terça-feira na Assembleia da República, indica que, dos 290 juízes avaliados, 160 tiveram ‘muito bom’ (nota máxima); 56 ‘bom com distinção’ e 27 ‘bom’. Só seis receberam ‘suficiente’ e um foi classificado como ‘medíocre’.

O CSM realiza anualmente inspeções ordinárias e extraordinárias e, no fim de uma inspeção, são atribuídas classificações aos juízes. Ao longo do ano passado foram realizadas 222 inspeções judiciais ordinárias e 14 inspeções extraordinárias, totalizando 236 inspeções.

Segundo o relatório, o número revela "uma acentuada queda face ao ano de 2019" (quando se concluíram 453 inspeções), "o que se deve ao facto de o País ter enfrentado períodos de confinamento". Em 2020 foram instauradas 61 ações na área disciplinar (24 processos disciplinares, 34 inquéritos e três averiguações); foram ainda aplicadas 13 penas disciplinares, das quais sete foram multas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8