page view

Mais de 80% dos estagiários chumbaram no exame de admissão à Ordem dos Advogados

Dos 586 inscritos, apenas 100 conseguiram ser aprovados. Inscrição e realização de nova prova custa 1500 euros.

05 de março de 2023 às 09:24

Mais de 80 por cento dos advogados estagiários chumbaram na prova de agregação para a Ordem dos Advogados: dos 586 inscritos, 486 não foram aprovados. Nos conselhos regionais de Évora e Madeira a taxa de reprovação foi de 100% (o total de inscritos era muito baixo). Em Faro, chumbaram 94,7%, enquanto no Porto foram 83,8%, em Coimbra, 75%, em Lisboa foram 68,4%, e nos Açores, 62,5%.O CM solicitou mais esclarecimentos à bastonária da OA, sem sucesso.

Agora, só em 2025 é que os advogados estagiários terão novo exame de admissão: a inscrição e realização de nova prova custa 1500 euros. O prazo para pedir a revisão das classificações da Prova Escrita de Agregação termina no dia 13.

À SIC Notícias, a bastonária dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, justificou a elevada taxa de chumbos como um efeito da pandemia. “As aulas foram maioritariamente à distância, o que penalizou” os candidatos. A responsável garantiu que a OA “não tem interesse nenhum de afastar os jovens advogados”, mas que tem “obrigação” de assegurar a qualidade.

O CM solicitou mais esclarecimentos à bastonária da OA, sem sucesso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8