page view

Mais de mil casos de miocardites e pericardites em crianças após vacinação contra a Covid-19

DGS recomenda atenção aos sintomas.

18 de dezembro de 2022 às 09:56

A União Europeia registou 1007 casos de miocardites e pericardites em crianças entre os cinco e os 11 anos que foram vacinadas contra a Covid-19. A vacina da Pfizer foi responsável por 901 casos, ao passo que a Moderna está associada a 106 situações. A Direção-Geral da Saúde recomenda atenção aos sintomas destas doenças inflamatórias do coração, que são falta de ar, dor no peito, batimento cardíaco intenso e palpitações.

Estas doenças inflamatórias “são complicações conhecidas da Covid-19 e ocorrem com maior frequência após a infeção pelo novo coronavírus por comparação com a ocorrência observada após a vacinação”, lê-se numa nota informativa conjunta da Direção-Geral da Saúde, o Ministério da Saúde e Autoridade Nacional do Medicamento - Infarmed.

Na União Europeia foram vacinadas 50,2 milhões de crianças, sendo que “não foram identificados casos de miocardite em crianças entre os 6 meses e os 5 anos de idade”. Os casos referidos pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância foram observados sobretudo nos 14 dias após a vacinação, sendo mais frequentemente à segunda dose e em jovens adultos do sexo masculino. O desenvolvimento destas doenças apresenta melhoria após descanso ou tratamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8