page view

Mais duas mortes por Legionella

DGS registou 14 óbitos e não 12, como diz relatório.

12 de setembro de 2015 às 03:24

O surto de Legionella de Vila Franca de Xira foi mais grave do que as autoridades de saúde revelaram publicamente em dezembro de 2014. Segundo apurou o CM junto da Direção-Geral da Saúde, foram registadas mais duas mortes do que as 12 reveladas na conferência de imprensa e foram contaminadas mais 27 pessoas do que as 375 então conhecidas. No total, confirmou Francisco George ao CM, "morreram 14 pessoas e foram contaminadas 402".

"Em dezembro, estava concluída a investigação epidemiológica e os números eram 375 casos e 12 mortes", afirmou ao CM Francisco George, explicando que o número final "só foi apurado em abril ou maio".

A demora, sublinhou, ficou a dever-se ao processo de confirmação individual, necessário à investigação judicial, de cada um dos casos. "No final desse trabalho, concluiu-se que o número de óbitos era superior", garantido que "os dados foram logo comunicados às autoridades de saúde internacionais".

Questionado sobre as razões para não ter sido feita uma divulgação pública dos dados, tal como em dezembro de 2014, Francisco George respondeu que "não foi equacionada essa questão", acrescentando que "não se considerou oportuno" e que "era desajustado do tempo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8