page view

Cinco internados devido a Legionella

Bactéria encontrada em seis torres de arrefecimento no Porto.

08 de setembro de 2015 às 01:30

Cinco pessoas estão internadas na zona do Grande Porto devido a Legionella, a bactéria que provoca a doença dos legionários. O anúncio foi feito esta segunda-feira por Francisco George, diretor-geral da Saúde, dando conta de que a bactéria foi encontrada em seis torres de arrefecimento de edifícios públicos já encerrados e desinfetados.

"Cinco pessoas estão internadas e a evoluir favoravelmente. Foi possível identificar em seis equipamentos de torres de arrefecimento a existência da bactéria, em locais que produzem aerossóis", afirmou Francisco George, sem querer revelar a sua localização.

O diretor-geral da Saúde foi perentório ao garantir que o surto de Vila Franca de Xira, em novembro de 2014, "não se vai repetir no Porto". Na altura, a doença dos legionários provocou 14 mortes e contaminou 402 pessoas.

Francisco George anunciou também que desde a última semana de julho foram registados no Grande Porto 16 casos de pessoas que contraíram a doença, duas delas porém no estrangeiro.

Já sobre o foco da bactéria encontrado no hotel Boa-Vista, no Porto, na passada sexta-feira, Francisco George garantiu tratar-se "de um caso isolado e que nada tem que ver com estes casos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8