page view

Médico de Braga envolvido em contratos de milhões é vice-presidente da entidade que decide processos disciplinares na Ordem

Orgão em questão tem a função de analizar casos delicados que chegam à Ordem dos Médicos.

18 de julho de 2025 às 20:36

A Ordem dos Médicos anunciou, esta sexta-feira, ter pedido esclarecimentos à Unidade Local de Saúde de Braga sobre o caso de contratos milionários que envolve o médico e diretor de oftalmologia, Fernando Vaz. Segundo avança a CNN Portugal, o profissional é vice-presidente do Conselho Nacional de Disciplina, entidade responsável pela investigação de casos disciplinares na Ordem.

O especialista de oftolmologia foi um dos 17 membro escolhidos para o orgão em junho de 2024. A entidade em questão tem a função de analizar casos delicados, sendo que a polémica em que está agora envolvido Fernando Vaz poderá vir a ser alvo de investigação da entidade que representa. 

Recorde-se que o diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga deixou o cargo na terça-feira, dois dias antes de notícias sobre contratos de 27 milhões de euros entre a sua empresa privada e aquele hospital, foi esta sexta-feira anunciado. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Braga (ULSB) refere que o diretor de Oftalmologia, Fernando Vaz, "apresentou, numa carta datada de 27 de junho de 2025, a sua renúncia ao cargo de diretor do Serviço de Oftalmologia".

O conselho de administração diz que recebeu essa carta na passada terça-feira e que aceitou a demissão. Dois dias depois, na quinta-feira, a CNN noticiou que o Hospital de Braga celebrou, ao longo de 15 anos, contratos de mais de 27 milhões de euros com uma empresa de Fernando Vaz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8