Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Mefedrona e tapentadol no regime de tráfico e consumo de estupefacientes

O Parlamento aprovou esta sexta-feira dois projectos de lei, do PSD e do CDS-PP, que passam a incluir a mefedrona e o tapentadol no regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas.
6 de Janeiro de 2012 às 13:47
O  Parlamento aprovou esta sexta-feira dois projectos de lei, do PSD e do CDS-PP, que passam a incluir a mefedrona e o tapentadol no regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas
O Parlamento aprovou esta sexta-feira dois projectos de lei, do PSD e do CDS-PP, que passam a incluir a mefedrona e o tapentadol no regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas FOTO: d.r.

No projecto de lei do PSD, a mefedrona, também conhecida como “miau-miau”, "Megatron" e "Bloom”, é descrita como uma "droga sintética estimulante da família química das catinonas, da classe das anfetaminas e das fenetilaminas", sem "qualquer valor medicinal ou terapêutico".         

Esta substância, segundo o diploma social-democrata, é "frequentemente vendida por fabricantes e vendedores como fertilizante de plantas ou sais de banho, para escapar às leis medicinais, as quais proíbem a venda".         

Quanto ao tapentadol, a iniciativa do PSD refere que é "um analgésico  central desenvolvido para o tratamento da dor moderada a severa, o qual,  não obstante se conter como substância ativa em medicamentos autorizados,  comporta riscos de abuso e utilização ilícita, que importa acautelar, à  semelhança do que sucede, designadamente na Alemanha, Dinamarca, Estados  Unidos da América, França, Itália, Noruega e Suécia".         

O CDS refere que "apesar de ser utilizado como substância activa em medicamentos autorizados, a verdade é que corre o risco de ser o próximo "Oxycontin", que também nasceu como composto activo de um medicamento analgésico, mas é correntemente utilizado como uma substância psicoactiva, de efeitos aditivos positivamente devastadores".

droga Mefedrona tapentadol tráfico consumo de estupefacientes CSD PSD
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)