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Utilizadores do Facebook e do Instagram têm de pagar 7,99 euros para impedir o uso de dados pessoais em publicidade

Primeira opção deste modelo passa por pagar 7,99 euros por mês para que se possa navegar nas redes sem anúncios.

24 de julho de 2025 às 10:35

A Meta tem notificado os utilizadores do Instagram e do Facebook, dando a escolher entre o pagamento de cerca de sete euros por mês de assinatura ou conceder o acesso a dados pessoais para personalizar a publicidade.

Em 2023, a empresa apresentou o modelo "Pagar ou Consentir" para o Instagram e Facebook, permitindo usar os dados pessoais dos utilizadores para publicidade personalizada.

A primeira opção deste modelo é pagar 7,99 euros por mês para que se possa navegar nas redes sem anúncios. "Não vamos efetuar o tratamento dos teus dados para te mostrar anúncios", refere a empresa.

A segunda opção diz respeito ao uso gratuito das redes sociais, mas com anúncios personalizados, de produtos e marcas, através do tratamento dos dados pessoais dos utilizadores.

Entre os dados utilizados para personalizar a publicidade, estão as atividades das redes sociais, os contactos, bem como a informação dos equipamentos onde navega nas plataformas.

A aplicação deste modelo tem sido escrutinada pela Comissão Europeia, levando a avisos de Bruxelas em julho de 2024, alertando para o incumprimento da lei europeia dos serviços digitais (DAS) ameaçando uma nova multa.

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