Reforço está previsto durante o dia 20 de maio.
A Metro do Porto vai reforçar a operação durante o dia 20 no âmbito da classificativa espetáculo do Rali de Portugal na avenida dos Aliados, prova que afetará o serviço regular da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
De acordo com a Metro do Porto, está previsto um reforço na operação durante o dia 20, em todas as linhas, que se prolongará até que ao abandono do público da Baixa da cidade.
A empresa sugere a utilização preferencial das estações da Trindade e do Bolhão, adiantando que, "por razões de segurança", a estação dos Aliados vai estar encerrada.
Nesse dia, a estação de S. Bento "poderá ter acessos pontualmente condicionados se as condições de segurança assim o determinarem", acrescenta a Metro. A prova, que decorrerá ao fim da tarde do dia 20 e terá duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na avenida dos Aliados e em vários arruamentos adjacentes, impedirá os autocarros da STCP de "cruzar a Baixa" da cidade, quer no sentido norte-sul como no este-oeste.
Assim, de acordo com fonte da empresa de transporte público, o fim/início das linhas de e para a zona ocidental do Porto ocorrerá no jardim da Cordoaria.
Já os autocarros com destino ou chegada da zona oriental pararão na rua Alexandre Braga. O Bolhão será o local onde estarão os autocarros com destino a norte, como ao S. João ou à praça do Marquês.
Segundo fonte da empresa, estes condicionamentos no serviço da STCP terão início na madrugada do dia 20 e prolongar-se-ão até à manhã do dia 21.
Face aos cortes/condicionamentos de trânsito previstos para diversas artérias na zona, que terão início no dia 19, a Metro do Porto afirma que "o metro é o meio de transporte preferencial para chegar à Street Stage" do Rali de Portugal e lembra que o seu parque de estacionamento na estação do Estádio do Dragão conta com 850 lugares.
Além deste parque, há ainda aparcamento nas estações de Campanhã e Polo Universitário, bem como nas estações do Estádio do Mar e Sete Bicas, em Matosinhos.
O Rali de Portugal, que se realiza a norte de 19 a 22 de maio e integra o mundial, arranca junto ao castelo de Guimarães, tem uma extensão total de 1.684 quilómetros, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas.
Câmara do Porto diz que "limitou ao máximo" condicionantes de trânsito
A Câmara do Porto anunciouque a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou "limitar ao máximo" as condicionantes de acesso à avenida dos Aliados e envolvente devido à classificativa do rali de Portugal agendada para dia 20.
Em comunicado, a autarquia afirma que, "a pedido da Câmara do Porto, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) propôs à FIA que os reconhecimentos [do circuito, por parte dos pilotos] acontecessem no próprio dia e não dois ou três dias antes [da prova], como acontece em todos os outros ralis e em todas as outras classificativas do Vodafone Rally de Portugal".
"Segundo calculam os técnicos do pelouro da Mobilidade, da Proteção Civil e Polícia Municipal, os impactos na mobilidade da cidade serão menores do que os provocados, por exemplo, com o cortejo da Queima das Fitas", destaca o município.
A Câmara sustenta que "o próprio desenho" da 'especial', pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, "foi concebido a pensar na mobilidade da cidade, limitando os constrangimentos à zona da prova", que se realiza entre o Teatro Rivoli, a avenida dos Aliados, a Trindade, a estação de São Bento e a Sé, terminando perto da ponte Luís I.
A circulação automóvel vai estar proibida a partir das 21h00 de dia 19, quinta-feira, até às 03h00 de dia 21, sábado, numa zona que abrange as imediações da avenida dos Aliados e da Sé/Batalha, ao passo que na sexta-feira, entre as 06h00 e as 24h00, o trânsito vai estar condicionado nas ruas de Ceuta, Clérigos, Camões, Mouzinho da Silveira, Passos Manuel, Alexandre Herculano, entre outras.
A preocupação foi deixar "livres as zonas mais problemáticas da cidade em matéria de trânsito semanal, como a Via de Cintura Interna (VCI) e todos os seus acessos, bem como zonas como a Galiza, Boavista, Constituição ou Antas, consideradas fulcrais em matéria de escoamento de trânsito". De acordo com a autarquia, "também as equipas e pilotos do Mundial de Ralis farão um esforço suplementar", sendo "obrigados a reconhecer o percurso a meio da primeira etapa, entre as 12h45 e as 16h00, na própria sexta-feira".
"As montagens mais pesadas e que implicarão cortes de trânsito poderão ter lugar durante a noite e madrugada de quinta para sexta-feira, deixando a cidade respirar quase normalmente nos dias anteriores à competição", afirma o município.
A prova, denominada "Porto Street Stage" realiza-se entre as 19:00 e "perto das 22:15" de 20 de maio, ao longo de um traçado de 1850 quilómetros na baixa do Porto.
O evento começa pelas 12h45 horas, "com o reconhecimento dos carros do Campeonato do Mundo de Ralis".
A Câmara está também a fazer "um esforço de comunicação", tendo disponibilizado uma lista de proibições e condicionamentos "rua a rua", com a indicação dos "acessos a transportes públicos disponíveis", que espera enviar nos próximos dias a "todas as moradas diretamente afetadas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.