page view

Ministério da Educação confirma provas finais em computador

Tutela diz que as provas-ensaio cumpriram objetivos e anuncia 4 milhões para meios informáticos.

28 de março de 2025 às 20:28

As escolas receberam esta sexta-feira os resultados de mais de 900 mil provas-ensaio realizadas por alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos entre 10 e 28 de fevereiro, anunciou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), sublinhando que foram cumpridos todos os objetivos, pelo que estão criadas as condições para a realização, no final do ano letivo, das provas finais do 9º ano e das novas provas ModA dos 4.º e 6.º anos, "em suporte digital" e em condições de "equidade".

O MECI anunciou ainda que, no início de abril, a escolas vão receber um "reforço de verbas de 4 milhões de euros para manutenção e reparação de equipamentos tecnológicos". Estas verbas somam-se aos "10,6 milhões de euros já distribuídos pelas escolas no início de novembro de 2024 para a aquisição de equipamento informático, tendo sido executados pelos agrupamentos escolares apenas 6,4 milhões de euros". 

A tutela promete agora "acompanhar as condições de cada agrupamento em termos de conectividade e equipamentos necessárias à realização das provas", bem como "contactar individualmente aqueles que evidenciem necessidade de apoio".

As provas-ensaio cumpriram os três objetivos principais, garante o MECI, elencando em primeiro lugar "a ambientação dos alunos à avaliação em suporte digital e à plataforma de realização de provas do IAVE"; em segundo, "a preparação tecnológica, organizativa e logística das escolas a fim de poderem estar capacitadas para a realização das provas ModA e das provas finais do ensino básico"; e, em terceiro, "a identificação de questões técnicas e organizativas, passíveis de implementar pelos serviços do MECI a tempo da realização das provas ModA e das provas finais do ensino básico". 

A tutela refere ainda que as provas-ensaio foram corrigidas por "uma bolsa de professores em regime de classificação solidária", os quais "tiveram direito à dispensa da componente não letiva durante o período em que se encontraram a classificar itens".

As 1.ª fase das provas finais do 9.º ano realizam-se a 20 e 25 de junho. As provas ModA, para os 4.º e 6.º anos de escolaridade, decorrem entre os dias 19 de maio e 6 de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8