Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Ministério da Educação lança concurso de videovigilância para as escolas

Anterior ministério fez um contrato de três meses.
23 de Fevereiro de 2016 às 12:57
Aberto concurso público para fornecimento de serviços de videovigilância nas escolas
Aberto concurso público para fornecimento de serviços de videovigilância nas escolas FOTO: Getty Images

O Ministério da Educação (ME) lançou um concurso público para fornecimento de serviços de videovigilância nas escolas, uma vez que o anterior já tinha terminado, anunciou esta terça-feira fonte do ministério.

Em novembro do ano passado, os diretores escolares foram surpreendidos com uma ordem dos serviços ministeriais que os mandava suspender o funcionamento dos sistemas de videovigilância e alarmes.

"Fomos obrigados a desligar os sistemas, mas alertámos logo para o risco e o custo de eventuais assaltos. Todos os dias deixávamos a escola preocupados porque sabíamos que podia ser vandalizada", recordou Filinto Lima, presidente Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). O anterior Ministério da Educação e Ciência acabou por fazer um contrato de três meses, que terminou no passado dia 20 de fevereiro, mas agora os diretores escolares não parecem estar muito preocupados.

"Estamos descansados porque ninguém nos pediu para desligar os sistemas, por isso acreditamos que está tudo a decorrer com normalidade e que o ministério deve estar a tratar do assunto", acrescentou Filinto Lima. Questionado pela Lusa, o ME confirmou que o anterior contrato já tinha terminado, mas continua a ser prestado porque o ministério "acautelou já uma contratação temporária deste serviço".

Entretanto, acrescenta o ministério, "consciente da necessidade de assegurar este serviço por um horizonte temporal que evite futuras interrupções, lançou já um concurso público para fornecimento dos serviços de videovigilância com uma duração plurianual".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)