page view

Ministra da Justiça defende que reforço de meios da PJ intensifica capacidade de resposta

97 inspetores vão integrar os quadros da investigação criminal.

26 de setembro de 2022 às 15:47

A ministra da Justiça salientou hoje a importância do reforço de meios humanos da Polícia Judiciária (PJ), sublinhando que a entrada de 97 novos inspetores vai melhorar a resposta contra o crime, sobretudo a criminalidade económico-financeira.

"Dotamo-nos de mais meios, humanos e materiais, para movermos combate firme à criminalidade em geral, e à corrupção e à criminalidade económico-financeira, em particular", referiu Catarina Sarmento e Castro na cerimónia de aceitação dos inspetores formados no 44.º curso da PJ, assegurando que "um reforço expressivo refletir-se-á num enorme aumento da prontidão, da capacidade de resposta e de sucesso".

Para a governante, os novos 97 inspetores da PJ, que se juntam à centena de novas entradas para os quadros da investigação criminal ocorridas em março deste ano, serão necessários para "cerrar fileiras" no combate à criminalidade económico-financeira, notando que essa área é uma prioridade para o atual Governo.

"O desígnio do combate firme à criminalidade, o foco na corrupção e na criminalidade económico-financeira, bem patente na nova Estratégia Nacional Anticorrupção, não são apenas mais um desígnio, não são somente mais uma Estratégia. Isso mesmo o demonstra o modo multifacetado como estamos a concretizá-los. É o que nos mostra esta cerimónia de aceitação de nomeação -- em que saudamos 97 novas inspetoras e inspetores", observou.

A ministra da Justiça assumiu que o investimento em meios humanos, que consumou "o rejuvenescimento da PJ", é igualmente acompanhado do reforço na área tecnológica da instituição, ao frisar que já "estão em marcha" investimentos de 21 milhões de euros (provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência) nesta vertente digital.

"Não deixaremos de continuar a alimentar o esforço de vos dotar das melhores condições e meios, incluindo instalações, dos quais também depende o sucesso de todos os combates que vos esperam", disse Catarina Sarmento e Castro, invocando uma "mudança de paradigma" da sociedade "que em permanência interpela o modelo tradicional da investigação criminal e da própria cooperação policial e judiciária internacional".

A ministra da Justiça destacou também a portaria anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a cerimónia e que contempla o reforço do quadro da PJ com 1.100 novos efetivos até 2026, entendendo que o financiamento plurianual da instituição uma "maior previsibilidade, capacidade de planeamento e de gestão".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8