Tinha 96 anos.
A atriz britânica Patricia Routledge, que se destacou como protagonista da série da BBC "Cuidado com as Aparências", morreu esta sexta-feira, aos 96 anos, anunciou o seu agente.
"Estamos profundamente tristes por anunciar a morte de Patricia Routledge, que partiu em paz enquanto dormia esta manhã, cercada de amor", afirmou o agente Max Massenbach, numa mensagem citada pelos meios britânicos de comunicação.
"Mesmo aos 96 anos, a paixão de Patricia [Routledge] pelo seu trabalho e pelo público nunca diminuiu, assim como pelas novas gerações que continuaram a encontrá-la através dos seus adorados papéis televisivos. Ela fará muita falta àqueles que lhe são mais próximos e aos seus admiradores em todo o mundo", conclui Massenbach.
O nome de Patricia Rutledge ganhou dimensão global na década de 1990, com a sua interpretação de Hyacinth Bucket, a dona de casa 'snob' de classe média baixa inglesa, na série de comédia "Cuidado com as Aparências", produzida pela BBC entre 1990 e 1995, e que a SIC estreou em Portugal.
A atriz, porém, somava já dezenas de anos de trabalho nos palcos e na televisão, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos.
Esta sexta-feira, a BBC recorda em particular as suas interpretações dos monólogos do dramaturgo Alan Bennett, "Talking Heads", e da detetive Hetty Wainthropp, na série da BBC One.
Patricia Routledge nasceu no Cheshire, em 1929, estudou na Universidade de Liverpool, na Bristol Old Vic Theatre School e na Guildhall School of Music. Estreou-se como atriz em 1952, em "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, numa produção da Liverpool Playhouse.
Na década de 1950, afirmou-se nos teatros do West End, em Londres, em produções como "The Duenna", opereta de Thomas Linley, "Comédia de Enganos", de Shakespeare, e "Zuleika", um musical de Peter Tranchell.
Da sua carreira nos palcos, que foi da Broadway à Royal Shakespeare Company, a imprensa britânica recorda peças como "Little Mary Sunshine" (1962), "The Cherry Orchard" (1975), "Noises Off" (1982), "Richard III" (1984), "Carousel" (1992), "The Importance of Being Earnest" (1999) e "An Ideal Husband" (2014), que marca a sua despedida do teatro.
Em 1968, ganhou o Tony de Melhor Atriz em Musical, na Broadway, por "Darling of the Day". Em 1988, o seu trabalho em "Candide", de Leonard Bernstein, valeu-lhe o Prémio Laurence Olivier, o mais alto do teatro britânico.
Entre as muitas produções televisivas que protagonizou contam-se "Uma Mulher Sem Importância" (1982), "Victoria Wood" (1985-1986), "Hildegard of Bingen" (1994), "Hetty Wainthropp" (1996-1998).
No cinema, foi vista em filmes como "To Sir, with Love" (1967), com Sidney Poitier, e "If It's Tuesday, This Must Be Belgium" (1969), "Girl Stroke Boy" (1971).
Numa carreira de mais de 70 anos, porém, foi o seu desempenho em "Cuidado com as Aparências" ("Keeping Up Apperances") que determinou a sua popularidade e fez da 'sitcom' um dos maiores sucessos da televisão britânica: Routledge construiu a essência de Hyacinth Bucket, a personagem que insistia sempre na pronúncia "bouquet" do seu nome, contra o óbvio "balde" do original inglês.
No ano passado, quando completou 95 anos, publicou "Some things bloom late---but they still bloom beautifully" ("Algumas coisas florescem tarde, mas ainda florescem lindamente"), texto de revisão da sua vida, década a década, que "só tomou forma aos quarenta anos".
O criador de "Cuidado com as Aparências", Roy Clarke, disse à BBC News que Patricia Routledge "elevou os [seus] guiões ao auge", confessando que só podia "saudar os seus talentos e lamentar a sua perda".
A Sociedade dos Teatros de Londres (The Society of London Theatre), por seu lado, anunciou que as salas de espectáculos da capital britânica vão baixar a intensidade das suas luzes, em memória da atriz, durante dois minutos, na próxima terça-feira, às 19:00.
Patricia Routledge foi nomeada oficial, comandante e dama da Ordem do Império Britânico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.