page view

MP abriu inquérito relacionado com acesso especial a Medicina no Porto

Reitor da Universidade do Porto denunciou que tinham existido pressões de pessoas consideradas influentes para deixar entrar candidatos sem classificação mínima.

18 de setembro de 2025 às 11:18

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito relacionado com o curso especial de acesso a Medicina aberto este ano pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, confirmou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em resposta à Lusa, fonte oficial da PGR confirmou a "existência de inquérito relacionada com a matéria", escusando-se a adiantar detalhes sobre a investigação.

A abertura do inquérito foi noticiada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Notícias, depois de, em 05 de setembro, o semanário Expresso ter tornado pública a denúncia do reitor da Universidade do Porto de que tinham existido pressões de pessoas consideradas influentes para deixar entrar em Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso para licenciados de outras áreas.

As declarações de António Sousa Pereira mereceram duras críticas do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que acusou o reitor de mentir a propósito de um problema criado pela própria instituição, chegando a afirmar que aceitaria a demissão do responsável caso este a pedisse.

Na sequência da polémica, o parlamento aprovou em 09 de setembro requerimentos de vários partidos para que Fernando Alexandre e António Sousa Pereira sejam ouvidos na Comissão de Educação e Ciência.

O caso levou ainda a Federação Académica do Porto e as associações de estudantes da Universidade do Porto a pedirem a convocação urgente de um Senado Académico, que se reuniu na quarta-feira, à porta fechada, para ouvir a Reitoria e a direção da Faculdade de Medicina. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8