page view

Mulheres europeias trabalham 'à borla' desde este sábado

Mulheres recebem menos 16,2 por cento do que os homens na União Europeia.

04 de novembro de 2018 às 02:01

Desde este sábado e até ao final do ano, as mulheres europeias vão trabalhar ‘à borla’. Segundo a Comissão Europeia, o sexo feminino recebe, em média, menos 16,2% do que o masculino na União Europeia, o que significa que, a 3 de novembro, as mulheres deixam de ser pagas pelo trabalho que exercem.

Os cargos de direção e supervisão são maioritariamente ocupados por homens, alerta Bruxelas, um efeito que se agrava nos níveis mais altos: só 6,3% dos presidentes executivos das empresas são mulheres. A Comissão Europeia sublinha ainda que as trabalhadoras dedicam, em média, 22 horas por semana a atividades não remuneradas e domésticas, enquanto os homens apenas gastam nove horas.

"As mulheres trabalham mais em part-time, trabalham em setores com salários mais baixos e têm, muitas vezes, que assumir a responsabilidade pelo cuidado da família", aponta a instituição.

Este sábado comemorou-se o Dia Europeu da Igualdade Salarial. Em Portugal, as mulheres ganham, em média, menos 17,5% do que os homens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8