page view

Multimilionário Roman Abramovich é cidadão português

Naturalizou-se em abril ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.

18 de dezembro de 2021 às 11:26

O multimilionário russo Roman Abramovich naturalizou-se português ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.

O mesmo meio refere que a ligação de Abramovich à comunidade judaica portuguesa tem-se estreitado nos últimos tempos. Em junho, no Museu do Holocausto, foi lida uma mensagem de Abramovich, na condição de um dos "benfeitores" da comunidade judaica portuguesa.

Abramovich, dono do Chelsea, tem uma fortuna avaliada em mais de 12 mil milhões de euros e é o 142.º homem mais rico do Mundo, de acordo com a revista 'Forbes'.

Desde a aquisição do Chelsea por parte de Abramovich, o clube conquistou 17 troféus muito relevantes, entre eles a Liga dos Campeões por duas vezes, a Liga Europa por duas vezes e a Premier League por cinco vezes.

O primeiro treinador a chegar ao clube na era Abramovich foi José Mourinho, técnico que tinha acabado de ganhar a Liga dos Campeões pelo FC Porto.

Abramovich é ainda reconhecido pela luta contra o antissemitismo, racismo e o ódio. Lidera e fanancia uma campanha global dedicada a consciencializar sobre os maltes do antissemitismo.

Desde 1999, Abramovich já doou mais de 2 mil milhões para construir escolas, hospitais e outras infra-estruturas na Rússia.

Comunidade judaica do Porto esclarece que "o processo de certificação sefardita de Abramovich recebeu certificações das mais altas instituições judaicas internacionais

A comunidade judaica do Porto esclarece que "o processo de certificação sefardita do lituano, português, israelita e russo Roman Abramovich, cuja documentação completa está há muito na posse do Registo Central de Lisboa, recebeu certificações das mais altas instituições judaicas internacionais, de acordo com os critérios legais".

Adianta ainda que o donativo de 250 mil euros do milionário russo nada tem a ver com o processo de certificação sefardita.

A jornalista Miriam Assor recordou ao CM que Abramovich participou na reabilitação do cemitério da antiga comunidade judaica portuguesa de Altona, hoje um bairro da cidade de Hamburgo.

A jornalista salienta que Roman Abramovich é, segundo o último relatório contra o preconceito da Liga, de junho deste ano, o primeiro alvo do anti-semitismo online no mundo do futebol. A rede contém conteúdos infinitos como: "Roman Abramovich judeu, para de apoiar o Chelsea" e "Os judeus realmente governam o mundo. Fiquei surpreendido por saber que Roman Abramovich é judeu ".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8