page view

Câmara de Leiria investe cinco milhões de euros na educação

Investimento em transportes escolares, refeições, atividades de animação e apoio à família.

07 de setembro de 2016 às 17:41

O Município de Leiria vai investir cerca de cinco milhões de euros na preparação do novo ano letivo, disse esta quarta-feira o vice-presidente daquela autarquia, Gonçalo Lopes, na sessão de abertura do Fórum Educação.

Segundo o autarca, a "importância que o município atribui à educação é expressa no investimento que todos os anos é feito para garantir o arranque do ano letivo em perfeitas condições" e que este ano "atinge os cinco milhões de euros, valor que sobe para os 11 milhões" caso se acrescente as "grandes intervenções no parque escolar previstas em candidatura ao programa 'Portugal 2020'".

Gonçalo Lopes adiantou que os cinco milhões de euros dizem respeito a transportes escolares, refeições, atividades de animação e apoio à família, apoio na aquisição de livros e material escolar para o 1.º ciclo, bolsas de estudo para o ensino superior, manutenção e requalificação o parque escolar e equipamento informático.

"Nas refeições escolares desenvolvemos um programa que assegura as refeições a quatro mil alunos, num investimento de 1,3 milhões de euros", informou o vice-presidente, revelando ainda o investimento de 40 mil euros na aquisição dos livros e material escolares para o 1.º ciclo e a atribuição de 30 bolsas de estudo, no valor de 500 euros por ano para alunos que se proponham à obtenção de licenciatura.

Gonçalo Lopes adiantou ainda que estão previstas "grandes intervenções", no âmbito programa 'Portugal 2020', na escola básica (EB) Bajouca, EB Caxieira, EB Bidoeira de Cima, EB Machados, e a construção do novo centro escolar de Marrazes, esta já com candidatura aprovada.

Entre as intervenções previstas está ainda a manutenção e requalificação do parque escolar, com obras em refeitórios e em equipamentos de jogos e recreio a instalar no parque exterior das escolas, num total de 240 mil euros.

Todos os jardins-de-infância e turmas do 1.º ciclo vão ser contempladas com computadores portáteis, num investimento de 112 mil euros, referiu ainda o autarca.

"Quando falamos em sucesso não referimos apenas resultados escolares e o que aparece na pauta. Pensamos na escola como um todo, com toda a estrutura humana que está a jusante e a montante das notas dos alunos", disse Gonçalo Lopes, salientando que o objetivo é ter "melhores escolas".

É nesse sentido que o município tem "conseguido nestes últimos anos desenvolver um trabalho em rede com dezenas de parceiros da comunidade educativa e de diferentes áreas".

Anabela Graça, vereadora da Educação, justificou a escolha do tema do fórum "Promoção do Sucesso Escolar no concelho de Leiria" com o objetivo de querer "reduzir o número de alunos que todos os anos reprovam nas escolas".

Para a autarca, a intervenção deve surgir "à menor dificuldade de aprendizagem, com uma atenção muito especial à educação para a infância".

"Todos os meios são importantes para o sucesso, mas sem a motivação dos alunos dificilmente diminuímos o número de retenções, mas também aqui o professor exerce um papel decisivo nessa motivação, identificando as causas da desmobilização dos alunos e procurando encontrar as melhores soluções, com disponibilidade e com muito trabalho", frisou.

Embora as taxas de retenção no concelho "aparentemente tenham diminuído no ano 2015/16 em comparação com ano anterior [Leiria]", Anabela Graça revelou que, no concelho, "ficaram retidos 976 alunos ou seja 7%".

"É para estes que teremos de construir uma escola mais eficaz e motivadora. Houve uma melhoria, com exceção do 10.º ano, em que passamos de 9,8% de retenções para 16%, e no 12.º ano, com ligeiro aumento de 28,9% para 29,6%"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8