Investimento em transportes escolares, refeições, atividades de animação e apoio à família.
O Município de Leiria vai investir cerca de cinco milhões de euros na preparação do novo ano letivo, disse esta quarta-feira o vice-presidente daquela autarquia, Gonçalo Lopes, na sessão de abertura do Fórum Educação.
Segundo o autarca, a "importância que o município atribui à educação é expressa no investimento que todos os anos é feito para garantir o arranque do ano letivo em perfeitas condições" e que este ano "atinge os cinco milhões de euros, valor que sobe para os 11 milhões" caso se acrescente as "grandes intervenções no parque escolar previstas em candidatura ao programa 'Portugal 2020'".
Gonçalo Lopes adiantou que os cinco milhões de euros dizem respeito a transportes escolares, refeições, atividades de animação e apoio à família, apoio na aquisição de livros e material escolar para o 1.º ciclo, bolsas de estudo para o ensino superior, manutenção e requalificação o parque escolar e equipamento informático.
"Nas refeições escolares desenvolvemos um programa que assegura as refeições a quatro mil alunos, num investimento de 1,3 milhões de euros", informou o vice-presidente, revelando ainda o investimento de 40 mil euros na aquisição dos livros e material escolares para o 1.º ciclo e a atribuição de 30 bolsas de estudo, no valor de 500 euros por ano para alunos que se proponham à obtenção de licenciatura.
Gonçalo Lopes adiantou ainda que estão previstas "grandes intervenções", no âmbito programa 'Portugal 2020', na escola básica (EB) Bajouca, EB Caxieira, EB Bidoeira de Cima, EB Machados, e a construção do novo centro escolar de Marrazes, esta já com candidatura aprovada.
Entre as intervenções previstas está ainda a manutenção e requalificação do parque escolar, com obras em refeitórios e em equipamentos de jogos e recreio a instalar no parque exterior das escolas, num total de 240 mil euros.
Todos os jardins-de-infância e turmas do 1.º ciclo vão ser contempladas com computadores portáteis, num investimento de 112 mil euros, referiu ainda o autarca.
"Quando falamos em sucesso não referimos apenas resultados escolares e o que aparece na pauta. Pensamos na escola como um todo, com toda a estrutura humana que está a jusante e a montante das notas dos alunos", disse Gonçalo Lopes, salientando que o objetivo é ter "melhores escolas".
É nesse sentido que o município tem "conseguido nestes últimos anos desenvolver um trabalho em rede com dezenas de parceiros da comunidade educativa e de diferentes áreas".
Anabela Graça, vereadora da Educação, justificou a escolha do tema do fórum "Promoção do Sucesso Escolar no concelho de Leiria" com o objetivo de querer "reduzir o número de alunos que todos os anos reprovam nas escolas".
Para a autarca, a intervenção deve surgir "à menor dificuldade de aprendizagem, com uma atenção muito especial à educação para a infância".
"Todos os meios são importantes para o sucesso, mas sem a motivação dos alunos dificilmente diminuímos o número de retenções, mas também aqui o professor exerce um papel decisivo nessa motivação, identificando as causas da desmobilização dos alunos e procurando encontrar as melhores soluções, com disponibilidade e com muito trabalho", frisou.
Embora as taxas de retenção no concelho "aparentemente tenham diminuído no ano 2015/16 em comparação com ano anterior [Leiria]", Anabela Graça revelou que, no concelho, "ficaram retidos 976 alunos ou seja 7%".
"É para estes que teremos de construir uma escola mais eficaz e motivadora. Houve uma melhoria, com exceção do 10.º ano, em que passamos de 9,8% de retenções para 16%, e no 12.º ano, com ligeiro aumento de 28,9% para 29,6%"
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.