page view

“Não há uma escuta que mostre Pinto Moreira a pedir dinheiro”: defesa pede absolvição do ex-deputado na 'Operação Vórtex'

Ex-deputado é acusado de exigir 50 mil euros a empresário para favorecer projetos imobiliários em Espinho.

09 de janeiro de 2026 às 12:01

A defesa de Joaquim Pinto Moreira, antigo presidente da Câmara de Espinho, pediu a absolvição total no julgamento da operação ‘Vórtex’. O ex-deputado vem acusado de ter exigido 50 mil euros ao empresário Francisco Pessegueiro para favorecer projetos imobiliários em Espinho, entre 2020 e 2021.

“Não há uma única escuta que mostre Pinto Moreira a pedir dinheiro ou Pessegueiro a oferecer dinheiro. Não há uma única escuta que mostre Pinto Moreira a dizer que vai cometer um ato ilegal. Este processo arruinou a sua vida pública, deixou marcas pessoais e profissionais”, disse o advogado Fernando Bandeira, que classificou a acusação como “um trabalho mal realizado e incompleto”.

O advogado lembrou que Pinto Moreira e Pessegueiro mal se conheciam e que fere o senso comum a ideia de que o ex-deputado do PSD iria pedir dinheiro a alguém de quem era distante. Lembrou ainda que na cadeia, Pessegueiro chegou a alegar ter sido alvo de ameaças de morte a mando de Pinto Moreira. “Aconteceu que Pessegueiro saiu de Custóias e Pinto Moreira foi constituído arguido”, alegou a defesa do ex-autarca.

O advogado sustenta que não há qualquer prova de que o ex-presidente da Câmara de Espinho foi corrompido e que a acusação é baseada numa mentira. “O MP tem apenas uma declaração de Pessegueiro, que foi totalmente negada por Pinto Moreira. Não há uma prova, uma testemunha, uma escuta”, disse Fernando Bandeira, que garante ainda que enquanto deputado o arguido também não cometeu qualquer crime.

O processo tem ao todo 13 arguidos, entre os quais também está Miguel Reis, que foi igualmente presidente da Câmara de Espinho. É suspeito de ter recebido 60 mil euros e móveis. Para os dois antigos autarcas, os procuradores pediram já penas entre os cinco e os nove anos de prisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8