page view

Negócio de 14 milhões de euros sem vistos do tribunal

Em causa estão contratos para a aquisição de serviços de manutenção de licenças da Microsoft.

06 de junho de 2018 às 08:43

O Tribunal de Contas (TdC) negou, pela segunda vez, um visto à aquisição de serviços de Manutenção de Licenciamento Microsoft por parte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) à empresa ITEN Solutions - Sistemas de Informação.

Em causa está um negócio de 14 milhões de euros que a administração da SPMS adjudicou à empresa, a 12 de julho de 2017, e que tentou aprovar, dividindo a despesa em três anos: 3,3 milhões de euros em 2017, 7,7 milhões em 2018 e 3 milhões em 2019.

A primeira recusa de visto aconteceu em novembro de 2017. A SPMS submeteu ao TdC um contrato que superava os 10 milhões de euros (sem IVA), com a duração de dois anos (2018 e 2019). O TdC recusou o visto porque a SPMS não podia assumir compromissos plurianuais sem autorização dos ministérios da Saúde e das Finanças.

A 15 de janeiro de 2018, uma portaria assinada pelo secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e pela secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos Zorrinho, contornou a falta de visto e autorizou a despesa de 10 milhões. Ainda faltava viabilizar o contrato de 3,3 milhões de euros referentes a 2017, ao qual o TdC recusou o visto, a 22 de maio passado.

O serviço foi prestado entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2017, mas o contrato foi assinado em fevereiro de 2018 – o que confere ilegalidade ao mesmo.

Segurança dos dados estava em causa

O CM solicitou esclarecimentos à SPMS, que remeteu explicações para hoje.

Empresa aumenta dívida face a 2016

SAIBA MAIS

2010

ano em que foi criada a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que tem como missão a prestação de serviços nas áreas de compras e logística, serviços financeiros, recursos humanos e sistemas e tecnologias de informação e comunicação às entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).Nova rede informática

A SPMS vai investir cerca de 18 milhões de euros na aquisição de serviços para a implementação e exploração de uma nova Rede de Informação de Saúde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8