Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Novo roedor em Portugal

Espécie não é uma praga, pois vive apenas nas montanhas.
Edgar Nascimento 7 de Novembro de 2015 às 19:08
O rato-das-neves descoberto em Montesinho
O rato-das-neves descoberto em Montesinho FOTO: Gonçalo Rosa/wilder.pt
'Chionomys nivalis' é o mais recente mamífero registado em Portugal. Este rato-das-neves vive nas montanhas do Parque Natural de Montesinho, distrito de Bragança, e a descoberta foi anunciada esta sexta-feira pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O roedor, com longos bigodes brancos, patas posteriores desenvolvidas e cauda comprida, "é pardo, com tons que variam entre o cinzento e o branco e concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas", refere a UTAD. Segundo Hélia Gonçalves, especialista em micromamíferos do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas, "esta espécie não é uma praga e é bastante sensível a alterações do habitat. Como todos os roedores, tem um papel importante na disseminação de sementes".

A espécie foi observada em 2014 pelo fotógrafo Gonçalo Rosa, que enviou as fotografias para os investigadores da UTAD. A equipa conseguiu capturar dois animais, que foram libertados depois de registadas as medidas biométricas e recolhidas amostras para análise genética.
Ver comentários