Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Obras atrasam o novo altar

Celebrações vão realizar-se no altar provisório do recinto.
Isabel Jordão 12 de Outubro de 2015 às 11:57
Devido ao atraso no novo altar, as celebrações são no provisório
Devido ao atraso no novo altar, as celebrações são no provisório FOTO: Rui Miguel Pedrosa

O Santuário de Fátima acolhe esta segunda e terça-feira a última grande peregrinação do ano, mas as celebrações vão voltar a realizar-se, como já aconteceu em maio e agosto, no altar provisório colocado a meio do recinto. A construção do novo altar devia ter ficado concluída ontem, mas as obras estão atrasadas mais de um mês, pelo que só será inaugurado no próximo ano, por altura da Páscoa.

"A obra não está concluída por diversas dificuldades, que têm a ver sobretudo com a complexidade" artística e arquitetónica, disse ontem ao CM o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, adiantando que o atraso na conclusão da obra "já é superior a um mês. Mas continuamos com a esperança de ter 2016 sem obras no Santuário".

Os peregrinos aguardam a conclusão das obras sem pressas: Isabel Costa, de Pedras Salgadas, defende que "o importante é a fé, quem a tem vem, quer tenha altar ou não". Já Carla Patrícia, de Paredes de Coura, considera que "o altar não incomoda, o que interessa é Deus e a fé que nos traz".

"Tudo atrasa, é sempre assim nas obras", diz José Gomes, de S. João da Madeira, adiantando que o altar provisório "é um bocadinho pobrezinho". O novo altar, cuja construção é paga com o dinheiro das ofertas dos peregrinos ao Santuário, terá uma cobertura em fibra de vidro e capacidade para 120 sacerdotes, ficando mais próximo da assembleia e dos fiéis. Enquanto a obra decorre, as celebrações realizam-se no altar provisório instalado a meio do recinto, como acontece hoje e amanhã, com a peregrinação a ser presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos.

obras celebrações altar provisório recinto altar Santuário de Fátima
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)