page view

Obras atrasam o novo altar

Celebrações vão realizar-se no altar provisório do recinto.

12 de outubro de 2015 às 11:57

Já foi a Fátima este ano?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já foi a Fátima este ano?

O Santuário de Fátima acolhe esta segunda e terça-feira a última grande peregrinação do ano, mas as celebrações vão voltar a realizar-se, como já aconteceu em maio e agosto, no altar provisório colocado a meio do recinto. A construção do novo altar devia ter ficado concluída ontem, mas as obras estão atrasadas mais de um mês, pelo que só será inaugurado no próximo ano, por altura da Páscoa.

"A obra não está concluída por diversas dificuldades, que têm a ver sobretudo com a complexidade" artística e arquitetónica, disse ontem ao CM o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, adiantando que o atraso na conclusão da obra "já é superior a um mês. Mas continuamos com a esperança de ter 2016 sem obras no Santuário".

Os peregrinos aguardam a conclusão das obras sem pressas: Isabel Costa, de Pedras Salgadas, defende que "o importante é a fé, quem a tem vem, quer tenha altar ou não". Já Carla Patrícia, de Paredes de Coura, considera que "o altar não incomoda, o que interessa é Deus e a fé que nos traz".

"Tudo atrasa, é sempre assim nas obras", diz José Gomes, de S. João da Madeira, adiantando que o altar provisório "é um bocadinho pobrezinho". O novo altar, cuja construção é paga com o dinheiro das ofertas dos peregrinos ao Santuário, terá uma cobertura em fibra de vidro e capacidade para 120 sacerdotes, ficando mais próximo da assembleia e dos fiéis. Enquanto a obra decorre, as celebrações realizam-se no altar provisório instalado a meio do recinto, como acontece hoje e amanhã, com a peregrinação a ser presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8