Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Oeiras festeja marina com batismo de vela

Este fim de semana a marina de Oeiras oferece ações de salvamento marítimo e canoagem.
João Saramago 9 de Maio de 2015 às 12:00
Alunos de escolas foram os primeiros a participar nas atividades ligadas à náutica
Alunos de escolas foram os primeiros a participar nas atividades ligadas à náutica FOTO: Sérgio Lemos
A marina de Oeiras assinala dez anos e a autarquia convida a população para um batismo de vela. Para além de passeios marítimos, os visitantes da 1ª edição da Feira Náutica podem ainda participar em ações de canoagem ou de salvamento marítimo.

Ontem, as crianças das escolas do concelho tiveram a oportunidade de estrear as várias atrações. A iniciativa contou com a participação de 130 alunos, com idades entre os 10 e 12 anos. As ações são gratuitas, e, segundo Rafael Salgueiro, presidente da Oeiras Viva – empresa municipal que gere a marina –, esta é uma oportunidade que visa levar os mais novos "a perceber que Oeiras tem uma oferta para eles de atividades náuticas".

A feira náutica ‘Mar & Vento’ estende-se por três palcos. Na piscina oceânica são realizados batismos de mergulho, paddle surf, caiaques e fly board. Há também um simulador onde é possível pescar peixes até 40 quilos.

No Porto de Recreio é possível experimentar vela, caiaque, embarcações para testes e a realização de uma regata. Por sua vez, na Doca Seca decorre uma exposição do Instituto de Socorros a Náufragos e de barcos em segunda mão, podendo o público usufruir de experiências únicas a bordo destas embarcações.

Cumprida uma década da marina de Oeiras, Rafael Salgueiro recordou que "nos primeiros cinco anos a infraestrutura esteve sempre esgotada".

Com a chegada da crise, porém, "houve uma redução ligeira". Rafael Salgueiro sublinhou, contudo, que "desde meados do ano passado se verifica uma retoma e, com o início da primavera, surgiu uma elevada procura por parte dos proprietários das embarcações".
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)