page view

Países da UE investem 76 mil milhões de euros em proteção ambiental

Maioria dos investimentos foi direcionada para os serviços de gestão de águas residuais e de resíduos.

17 de junho de 2025 às 10:44

Os Estados-membros da União Europeia (UE) investiram, em 2024, cerca de 76 mil milhões de euros em ativos essenciais para a prestação de serviços de proteção ambiental, divulga esta terça-feira o serviço europeu de estatísticas, Eurostat.

Quase 47 mil milhões de euros (61,4% do total dos investimentos em proteção ambiental) foram gastos por empresas na aquisição de tecnologias e equipamentos para reduzir as pressões ambientais dos seus processos de produção (por exemplo, equipamentos para reduzir as emissões atmosféricas).

A maioria dos investimentos foi direcionada para os serviços de gestão de águas residuais e de resíduos: 38,2% e 24,8% do total dos investimentos em proteção ambiental, respetivamente.

A proteção contra radiações, a investigação e desenvolvimento (I&D) e outras atividades de proteção ambiental representaram 14,0% do investimento, enquanto a proteção do ar e do clima correspondeu a 11,2%.

A proteção do solo e das águas subterrâneas representou 5,6% dos investimentos em proteção ambiental nos Estados-membros, a proteção da biodiversidade e da paisagem 5,2%, e a redução do ruído correspondeu aos restantes 1,0%.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8