Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Pedem a S. Bento cura para doenças

Mosteiro de São Bento da Porta Aberta reconhecido como basílica menor pelo papa. Quase um milhão de peregrinos vão ao Santuário todos os anos.
Diogo Martins e Secundino Cunha 22 de Março de 2015 às 09:12
Centenas de peregrinos visitam todos os dias o Mosteiro de São Bento
Centenas de peregrinos visitam todos os dias o Mosteiro de São Bento FOTO: D.R.

Cumprir promessas ou pedir graças, é o que leva, todos os anos, quase um milhão de pessoas a rumarem a S. Bento da Porta Aberta. Situado no sopé da serra do Gerês, junto à albufeira da Caniçada, este santuário, que é o segundo mais visitado de Portugal, acaba de ser elevado pelo papa Francisco a basílica menor. O papa concedeu também uma indulgência plenária (perdão dos pecados) a todos aqueles que este ano visitem e comunguem em S. Bento da Porta Aberta.

Para o reitor, padre Adelino Sousa, esta distinção não vai alterar nada de substancial no dia a dia deste altar da religiosidade popular, onde grande parte dos fiéis pede a S. Bento cura para as mais diversas doenças.

"O povo pede cura para todas as doenças, aliás, o S. Bento é um ótimo médico de clínica geral, mas pede sobretudo cura para o cancro ou mal ruim, como muita gente diz", explica o reitor ao CM, assegurando ter conhecimento de inúmeros casos de milagres feitos por S. Bento. "Muitos casos mesmo. A fé move montanhas e quem cá vem, pedir graças ou pagar promessas, fá-lo movido por uma grande fé, em Deus e em S. Bento", afirma o sacerdote.

"Vim de propósito de Amarante para cumprir a promessa que fiz e porque sabia que hoje o mosteiro ia ser reconhecido como basílica. O meu filho passou por um cancro e felizmente curou-se", contou ao CM Abel Alves, de 63 anos. Na celebração de ontem, a que assistiram centenas de fiéis, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, fez questão de sublinhar que "a fé é mais importante do que as promessas", esperando que, com esta elevação a basílica, as pessoas prestem mais atenção à mensagem de S. Bento. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)