Vítor Gatinho já venceu duas vezes o prémio na categoria de orientação e aconselhamento.
O médico pediatra e autor Vítor Gatinho, com milhares de seguidores nas redes sociais, já venceu duas vezes o prémio de melhor podcast na Alemanha na categoria "Ratgeber", de orientação e aconselhamento.
"Hi, Kids.Doc hier", é como Vítor Gatinho começa praticamente todos os vídeos que publica no Instagram. O pediatra de 41 anos, filho de portugueses e nascido em Frankfurt, deu os primeiros passos nas redes sociais em agosto de 2020.
"Havia muitas restrições por causa da covid-19. Primeiro podia-se sair, depois só um bocadinho, e eu estava aborrecido, não tinha nada para fazer. Comecei com o TikTok, via outros médicos, sobretudo americanos, a fazerem vídeos e achava piada. Por isso comecei a fazer os meus. Primeiro não falava, só mostrava coisas e escrevia, mas rapidamente percebi que não conseguia explicar tudo em 30 segundos", contou à Lusa.
Do TikTok passou para o Instagram onde de 120 familiares e amigos passou a ter mais de 700 mil seguidores. Este ano pisou pela primeira vez vários palcos para interagir com o público que o acompanha geralmente através do ecrã do telemóvel.
"Fiz uma digressão por quatro cidades, Frankfurt, Hamburgo, Estugarda e Munique em março e abril deste ano. O objetivo era que os pais pudessem passar uma tarde a receber informações e ao mesmo tempo a descansar um pouco dos filhos", descreveu, entre risos.
Além dos vídeos e da Kids.doc Tour, Vítor Gatinho explica num podcast, de uma forma descomplicada, várias questões à volta da infância e adolescência, desde o uso da chupeta, ao uso de probióticos. O podcast, que surgiu há três anos, já venceu duas vezes o prémio de melhor podcast na Alemanha na categoria "Ratgeber", de orientação e aconselhamento.
O médico pediatra, que continua a viver em Frankfurt, mas visita Portugal várias vezes por ano, também já escreveu três livros, um deles considerado "Bestseller Platz 1" pelo Spiegel.
"Até janeiro deste ano ainda conseguia trabalhar cinco dias por semana na clínica. Mas passou a ser muito difícil e passei a três (...) tenho três filhos e uma esposa e já não dava para conciliar tudo. Assim não tenho de estar a fazer as coisas à noite ou ao fim de semana", explicou.
Com uma digressão que vai continuar, outro livro que está a pensar escrever, desta vez sobre adolescência, e uma aplicação de telemóvel com alguns meses, Vítor Gatinho admite que não consegue ter tempo para criar conteúdo em português.
"Se fosse com Inteligência Artificial, talvez, mas o meu português não é suficiente para fazer vídeos, e há muitas coisas em Portugal que também funcionam de maneira diferente", assumiu.
Ainda assim, não esconde o desejo de ver os seus livros traduzidos para português.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.