Peregrinos fazem percurso há 40 anos.
1 / 3
Um terço humano unido por boias marítimas está a ser preparado por um grupo de peregrinos da Póvoa de Varzim para apresentar na chegada ao Santuário de Fátima no próximo sábado.
O grupo, que partiu no domingo e ontem almoçou na Mealhada, vai pedir proteção para os pescadores. A tradição mantém-se há 40 anos. "Este ano o nosso tema é ‘O Mar e Terra - Maria, nosso porto de abrigo’. É uma forma de pedir por todos nós: por quem fica em terra e pelos nossos que vão para o mar", conta Maria Silva, que há vários anos faz a peregrinação.
A iniciativa partiu de uma habitante, hoje com 82 anos, que continua a acompanhar o grupo, mas nos carros de apoio. "Estamos a dar continuidade à tradição iniciada pela minha mãe, que hoje já não tem condições para ir a pé, mas está sempre connosco", refere o filho, Maximino Santos.
Constituído por 37 elementos, o grupo vai este ano pela primeira vez fazer uma via-sacra nos Trilhos dos Pastorinhos. A boa-disposição faz esquecer as dores depois de percorrerem mais de 130 quilómetros. Após cada paragem para descanso e refeições, a peregrinação só é retomada com um ritual de orações e cânticos.
Pelo caminho são vários os pontos de apoio que encontram. Na Mealhada, na tenda de campanha da Cruz Vermelha, um grupo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Casal Comba distribuía fruta e água com mensagens de apoio escritas. "É a atividade em que todos querem participar porque estão a ajudar os outros", diz a coordenadora, Elisa Lemos.
Chuva dá lugar ao calor nos dias da peregrinação
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam temperaturas máximas que pontualmente podem atingir valores entre os 35 e os 37 graus no Vale do Tejo, no domingo e na segunda-feira, começando a subir ainda no sábado.
As temperaturas mínimas poderão ficar-se pelos 16 graus. Esta subida das temperaturas resulta da intensificação de um anticiclone na região das Ilhas Britânicas, a partir de sábado levando a que se instale na Península Ibérica um fluxo de leste, trazendo para o continente uma massa de ar quente e seco do interior da península.
Este ano, o Santuário de Fátima procedeu a algumas alterações no acolhimento de peregrinos a pé, que continua a ser de utilização gratuita. O secretariado, onde podem inscrever-se para alojamento, será no Albergue do Peregrino, junto ao Parque 2. Os peregrinos são recebidos por ordem de chegada e a inscrição é feita mediante o registo de um representante e a apresentação de lista do grupo. Hoje o secretariado abre das 15h00 às 19h00, enquanto nos três dias seguintes também está aberto das 09h00 às 13h00.
Ao longo da caminhada, os peregrinos têm ao seu dispor postos de assistência, onde podem curar as maleitas físicas e obter apoio espiritual.
SAIBA MAIS
12 000
Fátima é uma cidade do concelho de Ourém que conta quase 12 mil habitantes. Por altura das Aparições aos Pastorinhos (1917), contava apenas 2500 habitantes.
Capelinha das Aparições
A Capelinha das Aparições foi erigida entre 28 de abril e 15 de junho de 1919. A primeira missa aí celebrada aconteceu a 13 de outubro de 1921. Dinamitada na madrugada de 6 de março de 1922, foi restaurada e reinaugurada a 13 de janeiro de 1923.
Xutos & Pontapés
A banda tem uma música, ‘Avé Maria’, que inclui a oração Avé Maria ao som de rock, e cuja letra começa com "A 13 de maio/A 13 de maio/Na Cova da Iria/Apareceu brilhando/Apareceu brilhando/A Virgem Maria".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.