page view

Ponte que liga Guimarães à Póvoa de Lanhoso encerrada devido à subida do caudal do rio Ave

Rio galgou tabuleiro da estrutura.

26 de janeiro de 2026 às 11:47

A ponte de Nasceiros, que liga Guimarães à Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, está encerrada desde domingo devido à subida do caudal do rio Ave, que galgou o tabuleiro daquela estrutura, confirmou esta segunda-feira à Lusa fonte autárquica.

Segundo informou, na noite de domingo, a Câmara Municipal de Guimarães, na rede social Facebook, o encerramento daquela ponte "deve-se à forte precipitação registada nos últimos dias e à consequente subida do caudal do rio Ave, que galgou o tabuleiro da ponte, impossibilitando a circulação em condições de segurança".

Fonte da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso confirmou à Lusa, pelas 11:00, que a ponte continua encerrada "e prevê-se que continue por algumas horas mais".

A ponte de Nasceiros estabelece a ligação entre a União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, no concelho de Guimarães, e a União de Freguesias de Campos e Louredo, no concelho da Póvoa de Lanhoso.

A autarquia de Guimarães informa ainda que "as restantes pontes e travessias sobre o rio Ave estão a ser permanentemente monitorizadas, no âmbito das ações de vigilância e controlo levadas a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, garantindo uma avaliação contínua das condições de segurança e permitindo uma resposta rápida caso a situação se agrave".

Portugal continental começou esta segunda-feira a sentir os efeitos da depressão Joseph, com chuva, neve, vento e agitação marítima, ao início da manhã no Minho e Douro Litoral, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os efeitos da depressão Joseph irão estender-se depois, de forma gradual, às restantes regiões de Portugal continental de hoje para terça-feira, "e com a passagem de sucessivas ondulações frontais pelo menos até ao fim de semana", indicou o IPMA no domingo, em comunicado.

São esperados esta segunda-feira "períodos de chuva, persistente e por vezes forte", que na terça-feira passam "a regime de aguaceiros, "que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada".

Além disso, a partir de terça-feira de manhã prevê-se "queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros de altitude nas regiões Norte e Centro e na serra de S. Mamede".

Devido à passagem da depressão Joseph por Portugal continental, o IPMA colocou hoje sob aviso laranja, devido à previsão de precipitação, os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, estando quase todo o território em aviso amarelo devido à chuva e ao vento nos próximos dias.

O aviso laranja é o segundo mais grave e é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8